terça-feira, 20 de maio de 2008

Disputa olímpica na reta final

A etapa de Osaka do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, essa semana, é uma marca importante na disputa pelas duas vagas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Pequim. Como a definição das duplas sai de um ranking formado pelos oito melhores resultados entre os dias 01 de janeiro de 2007 e 20 de julho de 2008 e faltam, contado com o torneio no Japão, oito etapas a serem disputadas, todos os resultados daqui pra frente serão importantes.

Além de somarem pontos, caso as duplas consigam superar os seus piores resultados já obtidos, a etapa marca também o início da definição da pontuação que já será contada. E no caso de Renata/Talita elas já têm 1.800 pontos garantidos nessa disputa. É que com três ouros em etapas do Circuito Mundial, mesmo que alcancem o primeiro lugar nas próximas três etapas – Osaka, Barcelona e Stare Jablonki - a dupla não ultrapassará as três melhores pontuação já obtidas por elas. Mesmo assim, as vice-líderes do ranking brasileiro esperam no mínimo disputarem finais nos próximos torneios para aumentar a sua pontuação total, já que possuem quatro resultados que equivalem a um terceiro lugar de Open (480 pontos) como os piores na sua contagem.

“Sempre entramos com o mesmo pensamento desde o primeiro torneio de 2007. É como se nada tivesse acontecido e precisássemos fazer os resultados a partir de agora”, explica Renata Trevisan sobre a forma como sua dupla disputa as etapas sempre pensando em fazer o melhor. Mas a jogadora sabe que os resultados obtidos as colocam em uma situação um pouco mais confortável que suas adversárias. “O que conquistamos nos dá apenas mais calma para fazermos nosso jogo. Não estamos pressionadas a fazer os resultados porque já os temos”, comenta a jogadora que faz questão ainda de dizer que a vaga segue em aberto: “Mesmo assim queremos chegar a finais pra aumentarmos a diferença (apenas um resultado igual ou superior ao segundo lugar em Open será somado a pontuação da dupla). A disputa no Brasil é muito forte”.

Já para sua parceira Talita a cobrança agora está toda sobre as adversárias. “Elas não podem cometer erros”, comentou a sul-mato-grossense sobre o fato das rivais precisarem de boas colocações para alcançá-las. Mesmo assim ela alerta: “Demos um passo importante pra classificação até aqui, mas não podemos relaxar”.

Com a proximidade do fim dos torneios classificatórios cada vez mais fica evidente que os Grand Slams – etapas que tem pontuação maior – serão decisivas para a disputa. “Ano passado podíamos ter ido um pouco melhor nos Grand Slams, mas cometemos erros bobos que nos tiraram pontos importantes. De qualquer forma temos todas as condições de melhorar esses resultados agora e com isso aumentar nossa pontuação (no caso dos Grand Slams a dupla precisa atingir as semifinais para melhorar seu ranking olímpico)”, comentou a capitã do time Renata.