segunda-feira, 5 de maio de 2008

Técnico analisa a vitória da dupla

Um dia depois da conquista do título da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia já é hora de pensar na próxima disputa, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio em Seul.

Mas antes, Renata e Talita irão ter uma semana de treinamentos na Grécia. “Nossa idéia original era ir treinar no Japão para ter menos desgaste com a viagem, mas tivemos problemas para obter o visto e com isso acabamos aceitando o convite das gregas para treinarmos juntas”, explicou a carioca Renata Trevisan.

A partir dessa terça elas retomam as atividades, somente com a parte física, deixando o treino com bola para quarta-feira. A segunda de folga serviu para o técnico Abel Martins analisar o trabalho feito até agora. Ao todo a dupla disputou cinco finais na temporada, sendo duas delas no Circuito Mundial (que por ser classificatório aos Jogos de Pequim é considerado o objetivo da dupla nesse início de ano). A conquista do título em Xangai foi muito festejada pelas atletas principalmente pelo desafio de passarem duas vezes seguidas por Ana Paula/Shelda, que brigam com Renata e Talita por uma das duas vagas brasileiras em Pequim, e duas vezes por Juliana/Larissa, que vinham sem perder uma partida na temporada até essa etapa.

“Ganhar duas vezes da Juliana e Larissa é como se fosse um título a parte. Elas formam uma dupla muito forte e começaram o ano em um altíssimo nível”, comentou Abel sobre as vitórias por 2x0 frente as rivais nas quartas-de-final e na decisão da etapa chinesa. Mas para o exigente treinador nem tudo na etapa foi perfeito: “A etapa teve dois momentos pra gente: No primeiro dia não jogamos muito concentradas, mas mesmo assim ganhamos os dois jogos. Já a partir do segundo dia, quando começamos a enfrentar as brasileiras, prevaleceu o conjunto e a disciplina tática. As quatro vitórias mostraram o amadurecimento do nosso time”.

Sobre a final Abel não tem dúvidas: “Foi o melhor jogo delas desde Cingapura (segunda etapa do calendário de 2007, quando também se sagram campeãs). No primeiro set sacamos muito bem e mesmo errando alguns contra-ataques conseguimos fechar. Apesar do placar do segundo set ter sido mais apertado nos mantivemos bem e dominamos o jogo”.