domingo, 10 de agosto de 2008

Estréia com vitória

A conquista da primeira vitória olímpica foi suada, mas Renata e Talita estrearam nos Jogos de Pequim com o placar favorável de dois sets a um. O resultado não garantiu a dupla a primeira colocação do grupo, já que as irmãs austríacas Schwaiger venceram sua partida sem perder um set, mas colocou as duas duplas – que se enfrentam na próxima terça – em igualdade de pontos.

O nervosismo da estréia parece ter tomado conta da dupla brasileira que no primeiro set cometeu erros em momentos importantes e acabou derrotada pelas mexicanas Candelas e Garcia por 21-18. Mas, a partir da segunda parcial Renata/Talita mostraram porque são consideradas uma das duplas fortes do torneio olímpico. Em uma atuação impecável de Talita as brasileiras empataram o jogo quando marcaram 21-16. No set desempate, mantendo o ritmo e contanto ainda com a ajuda de erros não forçados das adversárias, o placar favorável de 15-08 e a confirmação da vitória por dois sets a um.

“Entramos um pouco tensas pela estréia e também elas mudaram a tática para essa partida”, explicou a sul-mato-grossense Talita. Em coro, sua parceira lembrou o quase ineditismo do confronto: “Foi apenas a segunda vez que as enfrentamos”. Apesar de terem estudado minuciosamente as oponentes as brasileiras destacaram como um dos pontos fortes da estréia o fato de terem sido surpreendidas pelo jogo adversário e a capacidade de se adaptar durante a partida.