sábado, 23 de fevereiro de 2008

Duelo de amanhã valerá a liderança do ranking

Quando entrarem em quadra amanhã para a final da etapa de Florianópolis do Circuito BB Vôlei de Praia Renata e Talita tem dois estímulos para saírem vitoriosas: primeiro o título de mais uma etapa do circuito brasileiro e depois a recuperação da liderança no ranking de entradas.

Essa será a segunda vez em 2008 que elas enfrentarão Juliana e Larissa. Na etapa anterior, disputada em Xangrilá (RS), acabaram sendo derrotadas na final por 2x1 (18-16/16=18/15-12). Na ocasião as quatro finalistas concordaram que o nível técnico do jogo foi abaixo do esperado e por isso prometem uma exibição melhor na Praia de Canasvieiras. “As duas duplas entrarão concentradas em diminuir as falhas”, comentou a carioca Renata que acrescentou ainda que mesmo com o objetivo de chegar ao maior número de finais possíveis na temporada alcançado vai lutar pra conquistar o primeiro lugar. “Queremos chegar a maioria das finais para manter um bom ritmo antes do Circuito Mundial, mas vamos jogar muito pra tentar ficar com a vitória”.

- Semifinal dividida em duas partes

Quem chegou atrasado para assistir a segunda semifinal feminina da noite e olhou o placar pode ter imaginado um jogo mais fácil do que foi. Mas na verdade Renata e Talita que não tiveram dificuldades para atropelar Maria Clara/Carol por 18-05 no set decisivo tiveram um jogo bem mais equilibrado no primeiro.

As duas duplas se alternaram na frente do placar, mas sem abrir vantagem, até o empate em dezesseis pontos. A vitória veio apenas com um ataque pra fora de Maria Clara (18-16). Aliás, a irmã mais velha entre as filhas da Izabel foi decisiva também no set seguinte quando errou quatro contra-ataques em seqüência facilitando o domínio das adversárias.

Renata e Talita estão na semifinal

Renata e Talita estão a um jogo de decidir mais uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. As jogadoras confirmaram o favoritismo e avançaram ao final four ao derrotar Vivian/Bárbara Seixas.

No jogo válido pelas quartas-de-final uma partida disputada. Bárbara que é a atual campeã mundial sub-21 treinava até o ano passado junto com suas adversárias, e esse conhecimento todo parece ter feito a diferença. “A Bárbara jogou muito bem. O jogo foi bem equilibrado, o que só valorizou a nossa vitória”, afirmou a capitã do time Renata.

O primeiro set seguiu equilibrado até o empate em 10 pontos, mas dois contra-ataques colocaram as atuais vice-líderes do ranking brasileiro na frente. Depois de dois aces seguidos a dupla vencedora fechou o primeiro set em um bloqueio de Talita (18x12). Já no set seguinte quando parecia que o placar apontava uma vitória tranqüila (14x10) uma reação da dupla adversária comandada por Vivian colocou a sua dupla novamente no jogo. No fim vitória de Renata e Talita por 18 a 16.

Agora elas entram em quadra para tentar a vaga na decisão contra Maria Clara/Carol as 18:50 na arena montada na Praia de Canasvierias.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Aproveitamento de 100% no primeiro dia

Renata e Talita não poderiam ter começado melhor a etapa de Florianópolis. Com duas vitórias e sem perder um set a dupla avança as quartas-de-final da competição.

No primeiro jogo o fato de estar enfrentando uma dupla formada para essa temporada tornou o início da partida mais duro. “Jogar com uma dupla nova sempre é mais complicado, a gente precisa estudar as adversárias durante o jogo”, afirmou Renata que ao lado de sua parceira só construiu a vantagem no primeiro set a partir do décimo primeiro ponto. No fim, com um bloqueio de Talita vitória por 18x14. Já no set seguinte a vantagem foi construída logo no início e Renata/Talita não tiveram dificuldade de administrar o placar e finaliza o jogo com 18-07.

No último jogo de sexta elas tiveram pela frente Izabel/Chell. Ao contrário das primeiras adversárias elas já haviam enfrentado a dupla vice-líder do ranking brasileiro, justamente na etapa anterior disputada no Rio Grande do Sul. Conhecer quem está do outro lado da rede parece ter sido importante para garantir a vitória. Logo no primeiro set uma vitória fácil por 18-11 e no seguinte 18-14.

Agora elas esperam a repescagem que será disputada na manhã dessa sexta para conhecer a suas próximas oponentes.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Renata e Talita conhecem as adversárias do seu grupo

Tudo pronto para a estréia de Renata e Talita na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. As jogadoras que chegaram hoje a Florianópolis conheceram no início dessa noite as adversárias de seu grupo. Cabeça-de-chave número dois, a dupla está no grupo B, ao lado de Izabel/Chell, Nina/Cida e Erika/Mirlena. E a estréia será justamente contra essa última dupla, as 11:30 da manhã, na arena montada na Praia de Canasvieiras.

Vice-campeãs na primeira etapa desse ano a dupla aposta no equilíbrio emocional para conquistar o primeiro lugar do pódio. Tanto que a carioca Renata vem fazendo uma preparação psicológica para melhorar esse aspecto nos jogos. “Trabalhamos muito a parte técnica e física, mas acho que trabalhar a parte emocional é tão importante quanto”, afirma a jogadora.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Austrália prepara grande evento para abertura do Mundial

Primeira parada das duplas de vôlei de praia do mundo inteiro, a cidade de Adelaide (Austrália) prepara uma grande festa para receber a etapa do Circuito Mundial. Setecentas toneladas de areia vão transformar a Praça Moseley em uma praia com lugar reservado para 3.000 sortudos, que poderão ver o espetáculo dos melhores jogadores do mundo ao vivo.

“Esse é o mais importante evento de vôlei de praia na Austrália desde os Jogos Olímpicos de Sydney”, disse o premier Mike Rann no lançamento do projeto da arena que começara a ser montada no início de março. Os jogos que serão disputados entre os dias 25 e 30 do mesmo mês fazem parte de um festival de 10 dias dedicados a essa modalidade esportiva, que incluirá ainda a realização do Campeonato Australiano de Vôlei de Praia. Para aumentar ainda o sucesso do que promete ser uma das principais etapas da temporada Rann aproveitou o lançamento para convocar a torcida: “Eu encorajo todos os australianos do sul a ter a oportunidade de celebrar o fim do verão assistindo a elite masculina e feminina do vôlei de praia”.

Aproveitando a oportunidade os australianos lançaram também oficialmente a home-page da etapa do Circuito Mundial: http://www.wtadelaideopen.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Renata/Talita treinam com adversárias do Mundial

Dois dias depois de disputarem a final da etapa do Rio Grande do Sul Renata e Talita voltaram aos treinos com bola nessa terça-feira em Ipanema. Depois de um dia dedicado exclusivamente a parte física as vice-líderes do ranking brasileiro contaram com participações especiais no treino de hoje.

Mesmo as vésperas da segunda parada do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, elas aproveitaram a presença no Rio de Janeiro de duas duplas internacionais para treinarem juntas. As gregas Arvanti/Vasso e as japonesas Hiromi/Satoko estiveram na rede em frente a Rua Vinícius de Moraes e participaram da atividade junto as brasileiras. “Somos adversárias no Mundial, mas o principal é que nos damos muito bem”, disse Talita que acredita que é possível manter o foco no Circuito Mundial (classificatório para as Olimpíadas) sem abrir mão de uma boa preparação para as etapas do circuito brasileiro.

A programação da semana continuou com um treino físico na parte da tarde. Amanhã as jogadoras voltam a fazer treino com bola e parte física e na quinta elas embarcam para Florianópolis.

- Novidades no Circuito Brasileiro

A partir da segunda etapa, disputada em Florianópolis, o circuito brasileiro de vôlei de praia volta a ter programação noturna. Lançados para dar maior visibilidade ao evento os jogos da noite serviram também para abrir espaço na grade de programação das TVs que passaram a transmitir as semifinais. Mas, assim como aconteceu na semana passada, a Rede Globo não tem programada a transmissão da etapa de Santa Catarina, nem através do canal fechado SporTV.

Hoje também foi anunciada pela CBV alterações no calendário do circuito: A etapa mineira que seria disputada em Pato de Minas foi cancelada, por isso a etapa de Campo Grande foi adiantada. Junto, a etapa de Cuiabá passará para as datas previamente acertadas para a etapa sul-matogrossense. Com as mudanças a sexta parada do circuito ainda não tem local definido.

Ricardo/Emanuel e Larissa/Juliana levam a primeira etapa

O público que foi prestigiar a decisão da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia teve uma verdadeira aula de voleibol com duas finais emocionantes.

No primeiro jogo do dia um duelo entre a experiência e uma dupla que faz apenas o seu segundo ano junta. E a bagagem carregada pelos campeões olímpicos Ricardo/Emanuel parece ter feito a diferença no jogo.

Mesmo estando perdendo o primeiro set por três pontos de diferença eles conseguiram reverter o placar e com um bloqueio de Ricardo fecharam em 20-18. No set seguinte o jogo seguiu equilibrado até o empate em 13 pontos, quando os novatos Pedro/Harley fizeram uma seqüência incrível de cinco pontos para fechar em 18-13. Mas a calma da dupla campeã na etapa de Xangrilá (RS) ficou evidente no tie-break quando souberam administrar o nervosismo e vencer o jogo em apertados 15-13. Para Emanuel isso foi decisivo: “Foi uma etapa muito difícil. Todas as duplas se prepararam muito bem e, na final, acho que nosso controle emocional fez a diferença.”

Já na final feminina um duelo que valia a liderança entre as cabeças-de-chave da próxima etapa. Com a vitória de Juliana/Larissa as duas duplas empataram em pontuação na entry-list, mas as campeãs da etapa gaúcha ficam com a liderança pelo critério de desempate (resultado da última etapa jogada).

O jogo foi bastante disputado, tendo nos dois primeiros sets o mesmo placar. No primeiro vitória de 18-16 das campeãs e no segundo o mesmo placar dessa vez favorável a Renata/Talita. No set desempate as atuais campeãs brasileiras abriram vantagem e conseguiram administrar a partida até fechar com 15-12. “Nós erramos muito, cheguei a defender algumas bolas mas não conseguia virar. Na verdade as duas duplas não jogaram tudo que sabe, ganhou quem errou menos”, analisou a carioca Renata.

- Próxima etapa será em Florianópolis

Nas disputas pelo terceiro lugar, realizadas nas quadras externas, quem levou a melhor no masculino foram Franco e Pedro Cunha, que derrotaram Adriano/Fabiano por 2x0 (20-18/18-12), e Ágatha/Shaylyn que passaram com mais dificuldade por Maria Elisa/Val (2x1 – 18-/16/16-18/15-12).

As oito duplas que jogaram as finais hoje não terão muito tempo para descanso. Já na próxima sexta elas iniciam mais uma etapa do circuito brasileiro, dessa vez nas areias da Praia de Canasvieiras (Florianópolis-SC).

Renata e Talita tentam o bi no Rio Grande do Sul

Campeãs da etapa gaúcha em 2007, então disputada em Porto Alegre, Renata e Talita tentam repetir a dose e vencer pelo terceiro ano consecutivo a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Para isso elas terão que derrotar na final as suas principais adversárias no circuito brasileiro: Juliana/Larissa.

A dupla precisou suar a camisa para vencer os seus dois jogos de hoje e chegar a decisão da etapa. No primeiro desafio do dia tiveram uma verdadeira maratona para passar por Leila/Sandra Pires. “Demoramos a entrar no jogo e a Leila jogou muito bem. Mas no fim conseguimos nos recuperar”, analisou a carioca Renata que junto com sua parceira precisou virar a partida depois de ter perdido o primeiro set por 18-14. A vitória veio em dois sets disputadíssimos: 25-23 e 20-18. Pouco mais de uma hora depois a dupla voltou a arena montada na Avenida Central para vencer Agatha/Shaylyn também por 2x1 (18-16/15-18/15-11) e se classificar a decisão.

Já Juliana/Larissa tiveram um caminho mais tranqüilo. Primeiro passaram por Vivian/Bárbara Seixas (2x0 – 18-16/18-11) e só foram perder um set na semifinal contra Maria Elisa/Val (19-21/18-16/15-06). Classificadas a decisão a dupla pode assistir tranquilamente ao jogo que definiu as suas adversárias: “Enfrentar Renata e Talita em uma final é como vestir uma blusa básica, é uma coisa que fazemos o tempo todo. As duas parcerias se conhecem muito bem e, por isso, talvez elas sejam nossas adversárias mais fortes”, analisou Juliana.

Na temporada passada essas duplas se enfrentaram em cinco finais. Juliana/Larissa ficaram com o título em Londrina, Juiz de Fora, Brasília e Salvador. Já Renata/Talita derrotaram as adversárias na decisão de Cabo Frio.

- Etapa não terá transmissão ao vivo

Pela primeira vez desde que voltou a ter os direitos de transmissão das etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia a Rede Globo não tem programada a transmissão ao vivo da decisão de uma etapa, nem pelo canal fechado SporTV.

Na temporada passada, quando retomou os direitos da competição após a mesma ter passado pela rivais Record e Band, a Globo chegou a transmitir a final feminina da etapa de Santos, além das finais do Campeonato Brasileiro. Todas as outras etapas, incluindo os challengers, tiveram transmissão ao vivo nas semifinais e finais no SporTV.

Renata e Talita na semifinal

Foram definidas agora a pouco na arena montada na Praia da Atlântida (Xangril-a – RS) as semifinais da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

O jogo mais emocionante foi o confronto entre Renata/Talita e Leila/Sandra Pires. A partida foi a única das quartas-de-final decidida em três sets. Com a vitória as vice-líderes do ranking brasileiro se classificaram para tentar uma vaga na decisão da etapa contra Agatha/Shaylyn, que eliminaram Virna/Ângela com 2x0. No ano passado essas duas duplas se encontraram na etapa gaúcha (então disputada em Porto Alegre) quando decidiram o título. A vitória na época ficou com Renata e Talita.

A outra semifinal tem a maior surpresa das quartas. Terceira colocadas no ranqueamento das duplas brasileiras, as irmãs Maria Clara e Carol acabaram perdendo para Maria Elisa/Val e saem da primeira etapa com um quinto lugar. Já a dupla vencedora terá a difícil missão de eliminar as atuais campeãs brasileiras Juliana/Larissa para avançar a final.

- Reedição da final do Brasileiro na semi masculina

No ano passado o regulamento do circuito brasileiro previa a realização de um campeonato brasileiro com as oito duplas melhores ranqueadas para decidir quem seria o campeão da temporada. Com isso, o título de 2007 acabou ficando com Franco/Pedro Cunha, que derrotaram Ricardo/Emanuel na decisão.

Esse clássico do vôlei de praia masculino será novamente um dos destaques em uma etapa. É que daqui a pouco as duas duplas voltam a se enfrentar valendo uma vaga na decisão da etapa gaúcha da temporada de 2008. Franco e Pedro Cunha derrotaram Pedro Grael/Oscar por 2x0 nas quartas, mesmo placar da vitória de Ricardo/Emanuel sobre Beto Pitta/Lipe.

A outra semifinal será entre Adriano/Fabiano, que eliminaram Alison/Bernardo, e Pedro/Harley, que passaram por Billy/Bruno Schmidt. Os dois jogos tiveram placar de 2x1.

Renata e Talita avançam as quartas-de-final

Com duas vitórias, sem perder um set, Renata e Talita avançaram as quartas-de-final da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

Depois de estrear na competição contra Nina Zgoda/Carol, quando venceram com parciais de 18-10 e 18-09, as vice-líderes do ranking brasileiro voltaram a arena montada na Praia de Atlântida (RS) para jogar contra Izabel/Chell. Mais uma vez a dupla soube impor o seu ritmo de jogo e novamente saiu vitoriosa com 18-15 e 18-14.

Agora elas esperam a definição da repescagem pra conhecer a suas próximas adversárias. O jogo que vale uma vaga na semifinal do torneio será disputado as 13:40 desse sábado.

- Sandra Pires perde para sua “aprendiz”

Depois de mudar das quadras para a areia Virna passou dois anos jogando junto da veterana Sandra Pires, campeã olímpica na modalidade. “Atuei ao lado da Sandra que foi uma superprofessora”, afirmou a ex-jogadora da seleção brasileira, que acha que a nova parceria com Ângela poderá render bons frutos: “Agora, a expectativa é boa para a nova parceria. Assim como eu, a Ângela veio do vôlei de quadra. As primeiras etapas do ano servirão para que a gente se conheça melhor. Uma das metas é manter, pelo menos, a quarta colocação no ranking”.

Para atingir esse objetivo a dupla conseguiu uma importante vitória nessa sexta. Na segunda rodada da etapa gaúcha do circuito brasileiro elas tiveram pela frente justamente Sandra Pires, que agora atua ao lado de Leila, e conseguiram vencer o jogo por 2x0. Apesar do placar final o primeiro set mostra bem o equilíbrio da partida (22-20) que acabou sendo finalizada com um 18-14 no set seguinte.

Vitória sem dificuldades na estréia do circuito brasileiro

Se toda estréia sem sua dose de nervosismo, Renata e Talita tiveram um adversário a mais na primeira partida da temporada do circuito brasileiro. Jogando em casa, ao lado da paraense Nina Zgoda, a gaúcha Carol contou com o apoio da torcida que compareceu a arena montada na Praia de Atlântida (RS).

Mas a experiência das cabeças-de-chave número um do torneio fez a diferença. Mesmo tendo seu jogo atrasado em duas horas do horário previsto, Renata/Talita souberam impor seu ritmo na partida e venceram por 2x0 com parciais de 21-10 e 21-09. Agora elas enfrentam Izabel/Chell (as 16:50 no horário de Brasília) tentando conquistar a vaga nas quartas-de-final do torneio.

- Novas duplas também ganham na estréia

Uma das principais atrações da etapa gaúcha do Circuito Banco do Brasil de 2008 são as novas duplas formadas para essa temporada.

Jogando ao lado de Virna, que na temporada anterior jogava com Sandra, Ângela suou a camisa para conseguir a sua primeira vitória: 2x1 (18-14/16-18/15-11) sobre Carla/Andréa Teixeira. Já sua ex-parceira Vivian estreou sem dificuldades ao lado de Bárbara Seixas, com 18-15 e 18-13 venceu a dupla Naiana/Mônica.

Mas em um dos casos a parceria é um reencontro: Leila e Sandra que jogaram juntas um ano e meio voltam a estar do mesmo lado da rede nessa temporada. E logo na estréia tiveram que virar o jogo pra conseguir a primeira vitória juntas nesse retorno. Depois de perderem o primeiro set por 19-17 para Taiana/Elize Maia, venceram os dois seguintes com parciais de 18-16 e 15-08.

Renata e Talita estréiam tentando manter bom retrospecto

Depois de um início de temporada brilhante, com a conquista do título de Rainha da Praia por Talita e a vitória frente as americanas no Desafio das Rainhas, Renata/Talita começam hoje a disputar mais uma edição do Circuito BB de Vôlei de Praia.

Motivadas com os resultados obtidos nas areias de Ipanema a dupla tenta manter a escrita de vencer a primeira etapa do ano, assim como fizeram em 2006 (Joinville) e 2007 (Porto Alegre). “Tentaremos fazer o nosso melhor já nessa primeira etapa do Circuito Banco do Brasil para conseguir um bom resultado”, afirma Talita que ao lado de sua parceira forma a dupla cabeça de chave número um do torneio que será disputado nas areias da Praia de Atlântida (RS). Essa será a primeira vez que iniciam uma etapa do circuito brasileiro nessa colocação.

Mas o foco das vice-líderes do ranking brasileiro está fora do país. É que a partir de março elas voltam a disputar as etapas do Circuito Mundial que é classificatório para os Jogos Olímpicos. Elas ocupam atualmente a segunda colocação no ranking olímpico e precisam apenas manter os bons resultados obtidos na temporada passada para conquistar uma das duas vagas brasileiras em Pequim. Pra isso utilizarão as etapas brasileiras para aprimorar a preparação da dupla: “Ao contrário das duplas européias, por exemplo, temos a possibilidade de disputar o Circuito Banco do Brasil e aprimorar o nosso ritmo de jogo. Estamos, passo a passo, melhorando a cada ano. Espero que 2008 seja o nosso ápice na carreira”, afirmou a carioca Renata Trevisan.