sábado, 8 de março de 2008

Renata e Talita ficam com o quinto lugar na terceira etapa

Em um jogo tumultuado com paralisações por conta dos fortes ventos e chuva, Renata e Talita foram derrotadas de virada por Maria Clara e Carol e deixaram a competição com a quinta colocação.

A dupla, que já havia entrado em quadra duas vezes hoje, conseguiu vencer o primeiro set. Depois de muita alternância no placar em uma seqüência de três erros das adversárias fecharam com o placar de 18x16. No set seguinte tudo se encaminhava para uma vitória até que com o placar a favor por 9-7 o jogo foi paralisado por conta das condições climáticas. No retorno uma seqüência de erros das vice-líderes do ranking brasileiro proporcionou a virada de Maria Clara/Carol que fizeram cinco pontos seguidos (9-12). A partir daí as irmãs dominaram a partida e não tiveram dificuldades em vencer os dois sets decisivos com parciais de 18-14 e 15-09.

“Nós erramos muito. O mérito foi todo delas que conseguiram virar as bolas”, comentou Renata após a partida. Mas nem tudo, segundo a jogadora, foi ruim. “Pudemos observar com os jogos de hoje que se soubermos manter a calma somos capazes de virar placares complicados. Só não tivemos essa calma no final desse último jogo e foi justamente o que não nos deixou reagir”.

Vitória suada garante vagas nas oitavas-de-final

Depois de caírem para a repescagem Renata e Talita reencontraram o caminho da vitória na manhã desse sábado. Elas foram as primeiras a entrar na quadra central da arena montada na Hidrelétrica de Itaipu para enfrentar Luciana e Camilinha.

Em um jogo com arbitragem conturbada as duas cometeram muitos erros no início da partida o que propiciou vantagem de quatro pontos para as adversárias (11-07). Foi quando o bloqueio de Talita, que fez sete pontos nesse fundamento o longo do jogo, começou a funcionar e elas empataram em 12 pontos. “Nós erramos muito e elas se aproveitaram do fato de não ter a responsabilidade de vencer para abrir a vantagem. Mas soubemos ter calma pra correr atrás do placar”, comentou a jogadora. A partir daí o set seguiu equilibrado até que mais uma vez o bloqueio de Talita colocou a dupla em vantagem (25-24). No ponto seguinte um contra-ataque de segunda da sul-matogrossense colocou ponto final na primeira parte do jogo (26-24).

No set seguinte Renata entrou forçando mais o saque e isso fez a diferença. Logo de cara elas abriram o placar (8-3) e tiveram calma mesmo com a reação das adversárias para virar as suas bolas e vencer a partida com 18-16.

O próximo jogo será 12:50 com adversário a ser definido.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Renata/Talita perdem e caem para a repescagem

Após vencerem na estréia a Michelle Carvalho e Érica Freitas, Renata e Talita tiveram na segunda rodada um confronto que promete ser um dos mais disputado nessa temporada.

Atuais vice-líderes do ranking olímpico brasileiro elas tem que confirmar os bons resultados obtidos no Circuito Mundial na temporada anterior para carimbar o passaporte para Pequim. Não parece complicado se levar em consideração que a dupla ocupa a quinta colocação no ranking mundial, mas nessa temporada elas terão que lidar com adversárias diferentes.

Entre as duplas brasileiras que buscam a vaga nos Jogos de Pequim duas grande mudanças. Ana Paula e Leila não jogam mais juntas. Leila se juntou a Sandra, enquanto Ana faz parceria com Shelda. E foi justamente essa última dupla a algoz de Renata/Talita nessa sexta na arena montada no Mirante do Vertedouro. Em jogo válido pela segunda rodada da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Ana e Shelda venceram suas rivais por 2x0.

Apesar da parcial do segundo set (18-14) o jogo foi equilibrado. No primeiro set, vencido por 18-16, Ana Paula e Shelda abriram vantagem após duas bolas confusas da arbitragem (uma a favor de cada time) – 6-2. Mas as cabeças-de-chave número dois do torneio reagiram e empataram o jogo em 13-13. Porém, Renata/Talita não conseguiram aproveitar todos os contra-ataques que tiveram e acabaram perdendo o primeiro set em um ataque de Shelda. “Não conseguimos virar as bolas nas oportunidades que tivemos, faltou caprichar um pouco mais”, analisou o técnico da dupla Abel Martins. E foram novamente a perda de alguns contra-ataques que não propiciou que o jogo fosse levado para o tie-break. No segundo set novamente Renata e Talita reagiram após estar perdendo por 10 a 06, mas na hora de decisão as bolas não viradas pesaram e elas acabaram não resistindo a regularidade da dupla adversária.

Amanhã elas voltam a jogar as nove da manhã pela repescagem. As adversárias serão Luciana e Camilinha.

Vitória na estréia em Foz do Iguaçu

Renata e Talita estrearam na terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia com vitória. Jogando na quadra dois do complexo montado na Hidrelétrica de Itaipu as vice-líderes do ranking brasileiro ganharam a partida frente Michelle Carvalho/Érica.

No primeiro set um jogo mais equilibrado. Renata/Talita só conseguiram ampliar o placar em 15-12 com um erro de ataque da Mineira Érica Freitas. A partir daí mantiveram a vantagem e conquistaram a vitória com 18-15. No set seguinte as favoritas impuseram-se logo no início e com um contra-ataque de Talita abriram a vantagem em 11-8. O jogo seguiu na mão das vencedoras até fecharem a partida com a mesma parcial do primeiro.

Agora elas enfrentam um clássico do vôlei brasileiro. As 16:30 pegam Ana Paula/Shelda em jogo que pode definir a classificação as quartas-de-final da competição. Para Talita muito mais um estímulo do que algo negativo. “O normal é cruzarmos com elas mais cedo ou mais tarde. Por isso o fato de ser agora não muda nada”, disse a jogadora que por conta de uma gripe pediu a sua parceira que revezasse no primeiro jogo no bloqueio. “Pedi isso pra poder descansar um pouco, até porque no próximo jogo quero estar 100%”, completou.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Disputa olímpica tem pré-estréia em Foz

Quando se juntaram para essa temporada Ana Paula e Shelda colocaram como principal objetivo garantir a segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. Para isso elas terão que superar Renata/Talita que atualmente são a segunda dupla brasileira no ranking olímpico.

O que promete ser um dos grandes duelos nessa temporada pode ter sua avant premiere nessa sexta na arena montada na Hidrelétrica de Itaipu. No sorteio realizado no inicio da noite de quinta as duas duplas caíram na mesma chave, e por isso se vencerem seu primeiro desafio amanhã se enfrentam na segunda rodada da fase classificatória. O confronto não seria eliminatório, mas quem vencer não precisa jogar a repescagem na manhã de sábado.

As duas duplas tem seu primeiro jogo no torneio as 12:20 dessa sexta. Na quadra número dois as vice-líderes do ranking (Renata/Talita) enfrentam Michelle Carvalho/Érica Freitas. Já Ana Paula e Shelda pegam Luana/Lili na quadra quatro.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Prontas para o terceiro desafio no circuito nacional

A dupla Renata/Talita aproveitou o intervalo do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia para intensificar os treinos. As atletas que chegaram as duas primeiras finais da temporada querem repetir o feito em Foz do Iguaçu (PR) e como diz a carioca Renata Trevisan “jogar bem pra tentar conseguir ficar com o primeiro lugar”.

A confiança é compartilhada com a sua parceira Talita Antunes. A jogadora de 25 anos acredita que o período em que a dupla esteve concentrada no Centro de Desenvolvimento da Confederação Brasileira foi bem aproveitado e isso pode ajudar a obtenção de bons resultados: “Treinamos muito em Saquarema e senti que rendemos muito em cada treino”.

As duas viajam nessa quinta cedo para a cidade do oeste paranaense e no fim da tarde conhecerão suas adversárias na fase de classificação. A estréia da dupla está marcada para essa sexta-feira na arena montada dentro da Hidrelétrica de Itaipu.

Blog aposta na interatividade

O recém lançado blog da dupla Renata/Talita está com novidades no ar. Agora além de poder ler as principais notícias sobre a dupla e acompanhar o desempenho da mesma nos circuitos brasileiro e mundial o torcedor poderá participar ativamente.

Apostando na interatividade já havia sido lançada antes da etapa de Florianópolis a sessão “torcida”, aonde os fãs podem deixar recados para as atletas. Agora, as novidades são a inclusão de fotos com imagens exclusivas de treinos e jogos da dupla além das enquetes.

Participe e ajude a fazer do blog um canal de comunicação cada vez mais ativo.

terça-feira, 4 de março de 2008

Foz do Iguaçu estréia no circuito brasileiro

Depois de uma semana sem torneio o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia volta esse fim-de-semana para a terceira etapa da temporada. A cidade escolhida para sediar os jogos entre os dias 06 e 09 é Foz do Iguaçu. Essa será a primeira vez que a cidade do extremo oeste paraense recebe os jogos da principal competição da modalidade no país. Localizada na tríplice-divisa (Brasil, Argentina e Paraguai) a cidade é famosa pelas suas cataratas e pela Usina de Iguaçu. E é exatamente dentro dessa enorme usina, no Mirante do Vertedouro, que está sendo montada a arena com capacidade para 3.000 pessoas.

A temporada do vôlei de praia feminino no Brasil começou com um equilíbrio impressionante no ranking de entradas. Pela terceira vez seguida as duas primeiras duplas entram no torneio com a mesma pontuação. Na estréia em Xangri-lá (RS) Renata e Talita foram as cabeças de chave número um pelo critério de desempate. Com a mesma pontuação que suas rivais Juliana/Larissa a dupla esteve a frente por ter tido melhor resultado na etapa anterior. Já na etapa seguinte, após a vitória no primeiro torneio do ano, as atuais campeãs brasileiras assumiram a primeira colocação do ranking também em igualdade de pontos. Para o Paraná as duas duplas somam 1.560 pontos, e mais uma vez por tido melhor aproveitamento na etapa anterior Juliana e Larissa saem na frente.

As duas duplas se juntam as outras treze melhoras ranqueadas, além da dupla indicada pela federação local, para estrearem apenas na sexta. A definição das oito duplas que se juntam a elas na fase principal da competição será nessa quinta.