sexta-feira, 11 de abril de 2008

Renata e Talita treinando juntas de olho em Brasília

Apesar do retorno da jogadora Renata aos treinos com bola ter ocorrido ontem, somente hoje a jogadora pode treinar ao lado de sua parceira Talita.

O técnico Abel Martins preferiu fazer um treinamento individualizado no retorno da jogadora que se lesionou na primeira etapa do Circuito Mundial, disputado na Austrália. Apesar da boa recuperação a comissão técnica tem tomado o cuidado necessário para não forçar o pé direito, que sofreu a entorse, preservando a atleta para a disputa da etapa brasiliense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e a seqüência da classificação olímpica no Circuito Mundial. “Eu já estou me sentindo bem melhor, poderia treinar normalmente. Mas preferimos segurar um pouco mais pra semana que vêm começarmos gradativamente a voltar à rotina normal”, afirmou Renata após o período de mais de uma hora de treino hoje em Ipanema.

O cuidado com a volta aos treinos inclui além de um trabalho diferenciado para a atleta, o uso de bandagem funcional para limitação dos movimentos e a continuidade da preparação física e fisioterapia.

- Jogadoras ansiosas para voltar a jogar

Sem jogar desde a final na Austrália (30 de março), as atletas que não disputaram a etapa de Cáceres (MT) devido à lesão da carioca Renata se mostram ansiosas para o retorno as competições.

Talita, que continuou treinando mesmo sem sua companheira, está empolgada para jogar. “É a última etapa do brasileiro nesse semestre e também a última antes de irmos para a fase maior do Mundial. Vai ser bom para retomarmos o ritmo de jogo”, analisou a jogadora que espera também ver como sua parceira estará nas disputas depois da recuperação. Para Renata essa é o principal objetivo de disputar a sexta etapa do circuito brasileiro: “Decidimos jogar Brasília para eu retornar em uma etapa que não é válida para a classificação olímpica, o que nos dá mais segurança para eu me readaptar”.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Renata volta aos treinos nessa quinta-feira

A jogadora Talita não precisará mais treinar sozinha a partir dessa quinta-feira. Depois de mais de uma semana treinando sem sua parceira, que estava afastada dos treinos com bola devido à lesão no pé direito sofrida durante a etapa australiana do Circuito Mundial, a sul-mato-grossense voltará a ter a companhia de Renata nos treinamentos.

Na programação inicial a carioca seria afastada dos treinos somente na semana passada, mas a comissão técnica preferiu ser mais cautelosa quanto ao retorno da atleta. “Aproveitamos o intervalo grande até a etapa de Brasília para deixarmos a Renata focada somente na recuperação, com isso aumentamos o tempo sem grandes esforços para melhorar a cicatrização”, explicou o fisioterapeuta Otavio Furtado que espera um bom retorno da atleta as areias. “A evolução da recuperação está muito boa. A lesão também foi menor do que o esperado, o que nos ajudou”, completa.

Para o técnico Abel Martins a maior preocupação agora é a parte física: “Nosso planejamento para esse retorno é dar prioridade a parte física da Renata. Queremos aproveitar também para ela recuperar a confiança e a lesão não atrapalhar no desenvolvimento dos jogos”. Mesmo afastada do trabalho com bola a jogadora não parou a parte física do treinamento para evitar queda no rendimento, principalmente nessa fase e, que ficará jogando por aproximadamente dois meses seguidos.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Talita aproveita fim-de-semana de folga para visitar parentes

A jogadora Talita aproveitou o fim-de-semana sem compromissos, já que ela e Renata não jogaram a etapa de Cáceres do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia devido a lesão no pé direito da carioca, para visitar seus parentes antes de embarcar para o Circuito Mundial.

Depois de disputar a etapa de Brasília entre os dias 18 e 21 próximos, a dupla segue para Xangai (China) onde inicia um tour por diversos países disputando as etapas do circuito internacional por mais de dois meses. Por isso, Talita aproveitou um dos poucos finais de semana com folga para visitar sua família em Aquidauna, interior do Mato Grosso do Sul.

Com a mudança no calendário de treinos ela aproveitou para fazer uma surpresa a seus familiares. Todos só ficaram sabendo da viagem quando ela apareceu no ginásio de esportes da cidade para assistir a sua irmã Tharine disputar o título dos Jogos Abertos no vôlei de quadra. A jogadora que busca disputar sua primeira Olimpíada em agosto, na China, participou ainda da cerimônia de premiação do torneio quando pode entregar a medalha de prata a sua irmã que joga no time do Instituto Educacional Falcão.

domingo, 6 de abril de 2008

Mesmo sem jogar Renata e Talita mantêm ranking

Com os resultados da quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, disputado nesse fim-de-semana em Cáceres (MT), a dupla Renata e Talita teve definido seu ranking de entrada para a etapa brasiliense.

Como não jogaram na cidade mato-grossense, devido a lesão no pé direito da jogadora Renata, a dupla manteve seus 1.360 pontos. Com a mesma pontuação, Maria Clara e Carol – que ficaram com a medalha de prata nesse domingo – garantiram a segunda colocação pelo critério de desempate (melhor resultado da última etapa jogada).

As cabeças-de-chave em Brasília (etapa disputada entre os dias 18 e 21 próximos) ficaram da seguinte forma: 1º Juliana/Larissa, 2º Maria Clara/Carol, 3º Renata/Talita, 4º Maria Elisa/Val, 5º Agatha/Shaylyn e 6º Bárbara/Vivian.