sábado, 19 de abril de 2008

Apenas um jogo, e a vaga nas quartas-de-final

Renata e Talita não tiveram muita dificuldade em conseguir a classificação as quartas-de-final da etapa brasiliense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Ao contrário das outras três duplas que também estão pré-classificadas a essa fase da competição, elas precisaram entrar apenas uma vez em quadra para garantir a vaga.

O jogo de estréia da dupla acabou não ocorrendo, pois a jogadora Carla sentiu-se mal durante a noite e abandonou a disputa. Com isso as cabeças-de-chave número três do torneio só disputaram sua primeira partida na capital federal as 18:50, no segundo jogo da rodada noturna desse sábado. A partida foi contra duas velhas conhecidas (apesar de nunca terem se enfrentando as jogadoras já treinaram juntas): Michelle Carvalho e Semírames.

A dupla favorita não teve dificuldades de impor o seu ritmo de jogo e conquistou a vaga com extrema facilidade. Depois de um erro (bola na rede de Renata) no primeiro ataque do jogo, elas deram uma mostra do que vinha pela frente: fizeram seis pontos em seqüência e logo abriram vantagem – 06 a 01. Administrando bem o placar, com um dia inspirado de Talita no bloqueio e Renata no saque, elas fecharam o primeiro set em 18-09 e o seguinte por 18-08. “Nós jogamos muito bem. A Renata estava inspirada no saque, o que me ajuda a marcar bem o bloqueio”, analisou a sul-mato-grossense Talita após a vitória.

Elas agora esperam a definição da repescagem e das oitavas-de-final para conhecer suas adversárias no próximo jogo. Com horário marcado novamente para as dez das sete da noite, mais uma vez será a única partida da dupla no dia. Para manter o bom ritmo de hoje elas irão cedo a arena para bater bola e esperar a hora de seu jogo.

Dupla é destaque na rodada noturna

Mesmo ocupando atualmente a terceira colocação do ranking de entradas, Renata e Talita farão parte da programação noturna do primeiro dia de disputa na chave principal da etapa de Brasília do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

A dupla que encabeça o grupo C do torneio fará a estréia na competição apenas as 14:50, contra Andréa Teixeira/Carla, e o segundo jogo (ainda sem horário definido) ocorrerá na programação noturna. A inclusão da dupla na chave da noite foi um pedido do patrocinador que escolhe os atletas que disputarão os jogos a noite para dar-lhes maior visibilidade.

Ansiosa para voltar a jogar depois da lesão que sofreu no pé direito, na etapa australiana do Circuito Mundial, a carioca Renata não vê a hora de entrar em quadra: “Fiquei uma semana e meia afastada do treino com bola. Depois voltei gradativamente e só essa semana treinei saltando. Quero jogar logo pra sentir como meu pé vai se comportar durante um jogo”. Já Talita espera conseguir em Brasília o resultado que não obteve dentro de casa. “Meu pai e meus primos vieram ver a gente jogar. Espero que consiga aqui um bom resultado, ao contrário do que tivemos em Campo Grande”, disse a jogadora.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Talita e Renata participam da coletiva de lançamento do torneio

O primeiro compromisso de Renata e Talita em Brasília foi nessa manhã na arena montada na Esplanada dos Ministérios. As jogadoras que só entram em quadra amanhã participaram da coletiva de imprensa de lançamento da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Realizada na área VIP da quadra central a entrevista teve a presença de autoridades locais, diretores do Banco do Brasil e dirigentes da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), além dos atletas Renata, Talita, Marcelo Negrão, Virna e Ângela (que volta a sua terra natal pela primeira vez desde que se mudou no início do ano para o Rio de Janeiro). Inicialmente foram feitas as apresentações do torneio e da festa programada para comemorar o 48º aniversário da capital federal, a qual a competição faz parte.

Questionada sobre a expectativa de participar de mais uma etapa no Distrito Federal a carioca Renata foi enfática: “Estamos aqui para chegar a mais uma final. Nas duas últimas etapas que jogamos ficamos de fora da decisão e por isso queremos quem sabe ganhar aqui em Brasília para irmos com mais moral ainda para a disputa do circuito mundial (classificatório para Pequim)”. A jogadora aproveitou ainda para falar da expectativa do seu retorno as competições depois da lesão sofrida no pé direito, durante a disputa da etapa australiana. Perguntada sobre a invencibilidade de Juliana e Larissa (que não perderam ainda nenhum jogo em 2008) ela disse acreditar que sua dupla pode ser a que vá quebrar essa seqüência das adversárias. “Com certeza elas estão numa ótima fase, mas nossos dois jogos contra elas na Austrália foram bem apertados. Isso nos mostra que temos condições de vencê-las”, analisou a jogadora que ainda brincou “Quem sabe vencemos na final aqui de Brasília. Seria ótimo!”

- Imprensa de olho na classificação olímpica

Antes da coletiva, alguns veículos de imprensa aproveitaram para fazer entrevistas exclusivas com as jogadoras. Há menos de quatro meses para os Jogos Olímpicos, esse assunto foi um dos mais questionados.

Apesar de ocuparem atualmente a segunda vaga brasileira em Pequim as jogadoras demonstraram cautela ao responder sobre esse assunto. “O resultado na Austrália (vice-campeãs) foi muito importante para esse início de um ano tão decisivo. Estamos indo bem para conquistar essa vaga, mas precisamos ainda confirmar os bons resultados que já temos”, explicou Talita.

A sua parceira fazia coro: “Eu diria que ainda falta 100% para conquistarmos essa vaga, já que nenhuma dupla tem matematicamente ela garantida. Por isso entramos em cada etapa do mundial pensando em obter um resultado cada vez melhor. Acredito que pensando assim vamos conseguir manter nos bons resultados e atingir nosso objetivo”, disse Renata.

Depois da coletiva as duas deram uma entrevista ao vivo para o programa Esporte Record. A transmissão foi para toda a região.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Renata a Talita embarcam hoje à noite para Brasília

Mesmo com embarque programado para essa noite rumo a Brasília, aonde será disputada a última etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia antes de um giro de mais de dois meses pelo mundo disputando o circuito internacional, Renata e Talita treinaram cedo na rede próxima ao Posto 9, em Ipanema.

A dupla não que perder nenhum tempo disponível na preparação para as próximas etapas do Circuito Mundial, que é classificatório para Pequim. “Nosso objetivo é esse ano é garantir a vaga em Pequim, por isso todo nosso treinamento está sendo voltado para as etapas do Mundial”, explicou Renata. Como elas embarcam para Xangai (próxima etapa do mundial) no sábado seguinte à etapa brasiliense, nem o mal tempo registrado no Rio essa semana tirou o foco da dupla. Na terça-feira passada a chuva afastou as jogadoras do centro de treinamento, mas não do treino com bola. Elas seguiram para uma academia situada na Barra da Tijuca e fizeram um treino adaptado em uma quadra indoor.

A pausa no pensamento exclusivamente no Mundial só será possível porque a partir de sábado elas disputam a sexta etapa do circuito brasileiro, mas mesmo assim elas esperam fazer em Brasília uma readaptação de ritmo de jogo, uma vez que ficaram de fora da última etapa disputada em Cáceres (MT) devido a lesão no pé direito de Renata. “Jogaremos Brasília para ganhar ritmo de jogo e para ver como eu estou em relação a minha lesão”, explicou a carioca.

Renata e Talita embarcam essa noite para a capital federal e amanhã participam logo cedo da coletiva de imprensa de lançamento do torneio. Elas só estréiam no sábado, mas devido a compromissos com patrocinadores terão a agenda cheia nessa sexta.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dupla é destaque no JB de domingo

O treino de Renata e Talita já faz parte da paisagem de quem passa pelo Posto 9 em Ipanema diariamente, pela manhã. A dupla que se prepara para confirmar a classificação olímpica foi destaque nesse domingo (13-abril-08) na coluna “Pé na Areia” da Revista Domingo, parte do Jornal do Brasil.

A jornalista Flávia Belaciano deu destaque a localização do centro de treinamento da dupla e da identificação das duas com as praias cariocas. Em entrevista a jornalista a carioca Renata Trevisan ressaltou que poder ficar na sua cidade natal foi fator decisivo para ela trocar as quadras pelo vôlei de praia.

Ainda, perguntada sobre a ansiedade quanto a possibilidade de disputar a próxima edição dos Jogos Olímpicos a atleta fez questão de ressaltar que primeiro sua dupla precisa conquistar a vaga (atualmente Renata e Talita ocupam a segunda colocação no ranking olímpico brasileiro – que define duas duplas em Pequim).

Confira a entrevista:

Revista Domingo: Vocês estão ansiosas com a possibilidade de ir às Olimpíadas?

Renata: Com a proximidade dos jogos, é claro que a ansiedade bate. Mas a gente tem de controlar e se concentrar nos jogos que faltam. Ainda não conquistamos a vaga.

Revista Domingo: Por que optou pelo vôlei de praia?

Renata: Com o fim das equipes de voleibol do Rio, eu teria que ir para São Paulo para continuar jogando. Não me adaptei. Na época, a CBV tinha um projeto de renovação. Foi o técnico Vantuil que me fez gostrar de jogar na praia.

Revista Domingo: O Rio influenciou na escolha, então?

Renata: Ficar no Rio de Janeiro foi decisivo para que eu optasse por jogar na praia. Hoje não vivo sem ela.

Revista Domingo: Dizem que você vem para a areia até nas folgas.

Renata: Não, não. Aí quero fazer outras coisas né? Aproveito outros cantos da cidade.