quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dupla faz últimos treinos antes do Mundial

Nem mesmo o feriado de São Jorge no Rio de Janeiro afastou Renata e Talita dos treinos visando a continuação do Circuito Mundial. A dupla que treina em Ipanema optou em fazer o seu trabalho ontem na Praia da Barra para manter a concentração.

“Em Ipanema treinamos bem próximo ao posto 9, em feriados a praia fica cheia e acabamos não conseguindo manter a concentração”, explicou Talita sobre a mudança do local do treino. Durante uma hora e meia o técnico Abel comandou as finalistas em Brasília em um treino com bola. O aproveitamento desses últimos dias antes de embarcar para uma seqüência de etapas do mundial é fundamental, segundo a comissão técnica, que programou ainda um treino mais longo hoje (realizado pela manhã) e o último treino antes do embarque nessa sexta.

No sábado as atletas farão apenas parte física, já que no meio da tarde embarcam rumo a Xangai (China). A primeira parada dessa nova fase do Circuito Mundial está cercada de expectativa pelas jogadoras. “No ano passado nossa segunda etapa (Sentosa) foi muito boa. Conquistamos o título e vencemos duplas fortes como Adriana Behar/Shelda e Juliana/Larissa. Tomara que possamos conseguir repetir isso de novo”, comentou a carioca Renata.

Sem a presença das norte-americanas a etapa pode ser uma grande chance de acumular mais pontos no ranking olímpico. Com pontuação atual de 4.080 a dupla precisa chegar ao pódio para melhorar seu ranking olímpico.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Segundo lugar encerra primeiro semestre no Brasil

A despedida da dupla Renata/Talita do Brasil, antes de partir para a disputa de mais de dois meses do Circuito Mundial, foi com a medalha de prata. Assim como nas duas primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, elas forma derrotadas por Larissa/Juliana na decisão em Brasília.

O jogo foi o segundo na programação do dia, que fazia parte da comemoração do 48º aniversário da capital federal, e apesar de terem dominado o primeiro set (18-16) a dupla acabou perdendo após uma virada das adversárias (18-08/15-07). “Não jogamos mantendo o ritmo a partida toda. Em um jogo de alto nível como esse isso é fundamental para a vitória”, analisou a sul-mato-grossense Talita após a partida. Com tudo a jogadora analisou positivamente a participação na última etapa do primeiro semestre no Brasil: “Não jogamos a última etapa (devido uma lesão de sua parceria Renata), e nas outras duas anteriores não tínhamos tido bons resultados. Chegar a final em Brasília nos dá ânimo para seguir bem agora pro Mundial”.

Para Renata a falta de força, devido uma infecção intestinal, atrapalhou o andamento da partida. “Elas forçaram o jogo em cima de mim. Não estava me sentindo bem desde ontem e isso me prejudicou. Não tive força pra atacar e nem para o saque”, comentou a carioca.

- Dupla retoma o segundo lugar do ranking

Com o resultado final da sexta etapa do circuito brasileiro Renata e Talita retomam a segunda colocação no ranking de entradas. Para isso a partida semifinal foi decisiva.

Em um confronto direto contra Maria Clara a Carol elas retomaram das filhas da ex-jogadora Isabel o direito de ser segunda cabeça-de-chave na próxima etapa do brasileiro. Animadas com o resultado a dupla segue no próximo sábado para Xangai, aonde disputam a segunda etapa do ano do Circuito Mundial.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Renata e Talita voltam a disputar uma final

Depois de três etapas sem disputar o título (sendo que na última a dupla não jogou o torneio devido a lesão do pé direito de Renata), Renata e Talita voltam a disputar mais uma final do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Elas se classificaram agora a pouco em jogo disputado na quadra central do complexo montado na Esplanada dos Ministérios. A semifinal, que faz parte da comemoração do 48º aniversário de Brasília, foi contra as irmãs Maria Clara e Carolina. A vitória foi conquistada em 2 sets a 0, com parciais de 18-12 e 18-10. Para a sul-mato-grossense Talita o segredo da vitória foi o bom saque da dupla: “Não fizemos um jogo definido em bloqueio ou defesa, nosso segredo foi forçar o saque e com isso complicar o jogo delas”.

Ao todo foram cinco aces (pontos diretos de saque), quatro só no segundo set. Renata foi o grande destaque do fundamento. “Hoje já estava me sentindo um pouco melhor e pude forçar o saque”, comentou a jogadora que ontem teve uma infecção intestinal.

- Adversárias estão invictas na temporada

A decisão, marcada para as 14:40, será contra Juliana e Larissa. Esse será o quinto jogo entre as duplas na temporada.

Nas três primeiras etapas do circuito nacional esse mesmo jogo decidiu o torneio, e foram três conquistas das campeãs pan-americanas. Na primeira etapa do Circuito Mundial, disputada na Austrália, elas se enfrentaram duas vezes. Nas quartas-de-final Renata/Talita estavam vencendo o jogo quando ocorreu a disputa na rede que gerou a entorse de tornozelo da carioca. Depois do lance o jogo acabou ficando nas mãos das adversárias, que também venceram em três sets a decisão da etapa.

domingo, 20 de abril de 2008

Viradas emocionantes colocam Renata e Talita na semifinal

Quem assistiu a segunda partida da rodada noturna de hoje em Brasília pode ver um jogo emocionante, marcado por duas viradas espetaculares que garantiram a vaga na semifinal a Renata/Talita.

Depois de estarem perdendo o primeiro set por 17-14, Talita foi para o saque e conseguiu uma incrível seqüência de cinco pontos, incluindo dois aces, que garantiram a virada para 19-17. Na parcial seguinte o jogo parecia que seria mais tranqüilo, quando com um contra-ataque de Renata sua dupla abriu três pontos de vantagem logo no início (06-03), mas aí Bárbara e Vivian mostraram porque tem sido apontadas como a dupla revelação dessa temporada. Foi a vez delas conseguirem cinco pontos seguidos e abrir vantagem em 08-06. Administrando o placar o jogo seguiu com essa diferença até 16-14, quando mais uma vez a sul-mato-grossense Talita fez a diferença e com dois bloqueios, um contra-ataque e um erro das adversárias virou o placar e garantiu a vitória por 18 a 16.

Reconhecendo a importância de sua parceira no jogo a carioca Renata fez questão de destacar os méritos de Talita. “Ela ganhou a partida. Começou bem, caiu de rendimento durante o jogo e soube se recuperar e conseguir virar o placar nos dois sets”, comentou a jogadora que teve a sorte de não ter tido o saque em cima dela, já que não jogou 100% fisicamente devido uma forte infecção intestinal que teve durante todo o dia. “Joguei sem as condições ideais, ainda bem que a Talita fez a diferença”, completou.

- Semifinal será terceiro confronto entre as duplas em 2008

Amanhã Renata e Talita tentam chegar a sua quarta decisão esse ano (elas foram vice-campeãs em Xangri-lá (RS) e Florianópolis (SC) no circuito brasileiro, e tabém em Adelaide (Austrália) no circuito mundial).

Para garantir a vaga em mais uma decisão na temporada elas terão que vencer as irmãs Maria Clara/Carol. Esse será o terceiro jogo das duplas em 2008 e cada uma tem uma vitória a favor. Renata/Talita impuseram uma vitória de 2x0 (18-116/18-05) na semifinal de Florianópolis, enquanto as filhas de Isabel venceram as quartas-de-final em Foz do Iguaçu (2x1 – 16-18/18-14/15-09).

“Vai ser um jogo difícil, como sempre contra elas. Quem errar menos vai conquistar a vaga na decisão”, analisou Renata.

Tira-teima nas quartas-de-final

O desafio de hoje para Renata/Talita vale vaga na semifinal da etapa brasiliense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. No segundo jogo da rodada noturna elas enfrentam Bárbara/Seixas e Vivian em jogo válido pelas quartas-de-final.

Enquanto esse será o primeiro jogo do domingo para Renata/Talita, as oponentes já tiveram um desafio na quadra 2 do complexo montada na Esplanada dos Ministérios. Valendo pelas oitavas-de-final elas se classificaram ao passar por Thati e Andréa Martins com 2x0, parciais de 18-15 e 18-16.

Essa será a terceira vez que as duplas se enfrentam. Em Florianópolis, em jogo na mesma fase da competição que agora em Brasília, a vitória ficou com Renata e Talita (2x0 – 18-12/18-16); mas em Campo Grande foram Bárbara e Vivian que saíram vitoriosas das oitavas-de-final. Em um jogo equilibrado elas venceram as oponentes por 23-21/16-18/15-11.