sábado, 3 de maio de 2008

Nova vitória sobre rivais coloca a dupla na 10ª final

Mais uma vez foi preciso ganhar um confronto caseiro para que Renata e Talita pudessem chegar à decisão da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Desde sexta-feira que a dupla só encontra brasileiras do outro lado da rede, e nesse domingo não será diferente.

Na sua décima final em circuito mundial as vice-líderes do ranking brasileiro terão mais uma vez pela frente o clássico contra Juliana e Larissa. As adversárias que já foram derrotadas nessa etapa por Renata/Talita, duplo 21-19 nas quartas-de-final, chegaram a essa decisão passando pelas anfitriãs chinesas Chen Xue e Xi Zhang – 2x0, com parciais de 26-24 e 21-14.

Já Talita e Renata seguem como única dupla invicta na competição. Para manter essa invencibilidade e se classificar a final elas tiveram que vencer novamente Ana Paula e Shelda (as duplas já haviam se enfrentado na terceira rodada do torneio). Em um jogo disputado em três sets a calma foi fundamental para que a dupla pudesse reverter o placar desfavorável do primeiro set (17-21). “Shelda e Ana Paula jogaram bem no primeiro set, mas quando nos acalmamos conseguimos jogar melhor e eliminar nossos erros”, analisou a carioca Renata que junto com sua parceira devolveu o placar no segundo set e impôs um 15-07 no tie-break.

A vitória foi bastante comemorada também por ser um desafio direto na luta por uma das duas vagas brasileiras nos Jogos Olímpicos, em agosto próximo. “Foi uma grande vitória para a gente. Elas fazem uma corrida paralela a nossa para a segunda vaga brasileira em Pequim”, completou a carioca. Essa foi a terceira vitória seguida frente as adversárias em três jogos no Circuito Mundial, e a segunda semifinal disputada entre as brasileiras.

Assim como as semifinais na Austrália e China foram a mesma, a decisão também repete a primeira etapa de 2008. Mas dessa vez Renata/Talita esperam alcançar a sua quinta vitória frente as adversárias no histórico do mundial. “Na final na Austrália fizemos um jogo disputado. Tivemos a chance de virar a partida, mas acabamos não aproveitando os contra-ataques. Para um jogo desse nível você tem que jogar o tempo inteiro ligado”, comentou Talita Antunes.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Vitórias sobre brasileiras animam dupla para a semifinal

Se no primeiro dia do torneio Renata e Talita encontraram mais dificuldades do que o esperado para vencer as italianas Gattelli/Perrotta e as austríacas Schwaiger, para a dupla os jogos de ontem as colocam de novo no rumo das boas atuações.

Em dois grandes desafios elas venceram as brasileiras Ana Paula/Shelda e Juliana/Larissa e se classificaram a semifinal da segunda etapa do Circuito Mundial. “No primeiro jogo de ontem fizemos muito contra-ataques e dominamos todo o primeiro set o que facilitou o jogo. Quando na seqüência da partida estávamos com o resultado mais apertado, dois bloqueios de Talita e um ace da Renatinha resolveram pra gente”, analisou o técnico Abel Martins.

Mas para o treinador a maior vitória veio mesmo no jogo seguinte, quando a sua dupla quebrou uma invencibilidade de Juliana e Larissa que já durava 42 partidas. “A calma foi fundamental para essa vitória. Depois de ganharmos apertado o primeiro set (21-19) estávamos vencendo por quatro pontos de diferença e deixamos elas virarem. Mas, soubemos equilibrar o passe a ponto de forçá-las a trocar de posição em quadra. No fim da partida houve uns rallys incríveis, mas a bola acabou caindo a nosso favor”, lembra Abel.

Para ele as duas boas vitórias recolocaram Renata e Talita no seu melhor ritmo de jogo, o que considera fundamental para tentar logo mais a vaga na decisão.

Renata e Talita param serie invicta de rivais e estão na semi

Poderia ser uma seqüência de jogos de uma etapa de circuito brasileiro, mas os dois jogos de Renata e Talita ontem, contra Ana Paula/Shelda e Juliana/Larissa, valiam era vaga na semifinal da segunda parada do Circuito Mundial.

Com duas vitórias incontestáveis a vice-líderes do ranking brasileiro garantiram uma vaga no final four. Primeiro elas derrotaram Ana e Shelda com parciais de 21-13 e 24-22, para depois interromperem uma série invicta de Juliana/Larissa que já durava 41 jogos. Contras a suas principais rivais no Brasil, Renata e Talita precisaram de 44 minutos para impor um duplo 21-19. “Fizemos um jogo consistente e erramos muito pouco. Nossa parte tática funcionou bem e nos mantivemos concentradas”, avaliou a carioca Renata Trevisan.

Para o técnico Abel Martins as duas partidas de ontem apagou a má atuação de sua dupla no primeiro dia. “Cada dia é diferente. Ontem jogamos mal e tivemos dificuldades nos dois jogos. Já hoje voltamos a jogar bem e conseguimos vencer duas duplas fortes”, analisou o treinador.

As adversárias do jogo que vale vaga na decisão sai do confronto entre as alemãs Brink-Abeler e Jurich e a dupla vitoriosa do confronto entre Ana Paula/Shelda e as gregas Karantasiou/Arvaniti.

Segunda vitória consecutiva coloca Renata/Talita nas quartas

Depois de terem perdido os dois primeiros confrontos para Ana Paula e Shelda, em etapas do circuito brasileiro, Renata e Talita vão acumulando vitórias frente as compatriotas nas etapas do Circuito Mundial.

Assim como na primeira etapa desse ano, disputada na Austrália, as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro conquistaram a vitória frente as veteranas. Para vencer a partida Renata/Talita tiveram que suar a camisa, principalmente no segundo set. Após uma parcial impressionante no início do jogo (21-13) a partida foi bem mais equilibrada no último set, quando a calma fez com que elas conquistassem a vitória com placar de 24 a 22.

Agora elas terão pela frente outro desafio brasileiro. Para chegar a semifinal terão que vencer o maior clássico atual do vôlei de praia feminino. Em partida válida pela quarta rodada elas tentarão devolver a derrota sofrida para Juliana e Larissa na final da última etapa do Circuito Banco do Brasil, em Brasília. “Naquele jogo não mostramos nosso melhor voleibol. Elas estão em uma ótima fase e por isso precisamos estar 100% para conseguir vencer”, analisou Talita.

- Adversárias estão invictas em 2008

Vencer Juliana e Larissa vale não só a vaga no final four do Aberto de Xangai, mas acabaria com a série invicta das adversárias. Campeãs nas seis primeiras etapas do circuito brasileiro e na primeira etapa do mundial, as atuais campeãs pan-americanas acumulam 39 vitórias e nenhuma derrota em 2008.

Mas o que parece ser uma missão impossível é encarado com naturalidade pela dupla Renata e Talita. “Sabemos que elas estão muito bem nesse início de ano, mas os dois jogos que fizemos contra elas na Austrália foram bem apertados. No primeiro estávamos nos encaminhando para a vitória quando torci meu pé, então acabamos perdendo”, lembra a carioca Renata que acredita que sua dupla poderá ter sorte melhor agora na China.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Jogadoras na expectativa do clássico contra Ana e Shelda

Ana Paula e Shelda decidiram jogar juntas para tentar a vaga olímpica que hoje pertence à Renata e Talita. Só isso já seria motivo para fazer do jogo de logo mais, válido pela terceira rodada da etapa de Xangai do Circuito Mundial, um dos mais esperados para as duplas brasileiras. Mas quando estão dos dois lados da quadra duas das mais fortes duplas do país o confronto pode ser considerado um clássico.

Por isso, quando entrarem em quadra por volta da 01:30 da madrugada de hoje para amanhã, Renata e Talita esperam repetir o resultado da Austrália. Na época, em jogo válido pela semifinal do torneio, as vice-líderes do rankig olímpico brasileiro conquistaram a vitória por dois sets a zero (25-22/22-20). A conquista da vaga na final foi ainda mais comemorada porque aconteceu depois de duas derrotas para as conterrâneas no circuito brasileiro. “Naquele jogo fizemos uma grande partida. Nos superamos em quadra, ainda mais com o problema da Renata (que na primeira etapa do mundial sofreu uma entorse de tornozelo)”, lembra Talita.

Para Renata o jogo de logo mais deverá ser novamente disputado. A jogadora acredita que as adversárias virão com mais vontade ainda depois da derrota na estréia do mundial, mas confiante aposta em mais uma boa apresentação de sua dupla. “Estamos confiantes no jogo de hoje. Acredito que poderemos fazer um bom jogo e repetir o resultado da Austrália”, comentou a carioca que acredita que para conseguir a terceira vitória seguida a sua dupla não pode começar a partida cometendo os mesmos erros que tiveram nas duas partidas dessa quinta (quando foram derrotadas no primeiro set dos dois jogos).

Mais uma virada garante Renata/Talita na terceira rodada

Assim como na estréia em Xangai, quando precisaram virar a partida frente as italianas Gattelli e Perrotta, Renata e Talita precisaram mostrar seu poder de recuperação para avançar a terceira rodada da competição.

No segundo jogo dessa madrugada a dupla começou mais uma vez sendo derrotada pela contagem mínima (21-19), mas ao menos contra as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger fizeram uma seqüência de jogo impecável e conseguiram impor um placar elástico: 21-13 no segundo set e 15-06 no tie-break. As duas vitórias colocaram a dupla nas oitavas-de-final, aonde terão pela frente o clássico contra Ana Paula e Shelda.

“Agora precisamos ter mais calma ainda. Na Austrália fizemos contra elas um dos nossos melhores jogos de todos os tempos, por isso mesmo jogar 100% concentrada é fundamental para a vitória”, analisa Renata sobre o próximo confronto. Nesse ano as duplas se enfrentaram três vezes e as adversárias levaram a melhor nos dois primeiros jogos, disputados no circuito brasileiro. Mas na única partida entre os dois times válida pelo tour internacional a vitória ficou do lado de Renata e Talita (2x0 – 25-23/22-20).

Renata e Talita estréiam com vitória

Foi um pouco mais complicado que o esperado, mas Renata e Talita conseguiram estrear com vitória na segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Na primeira partida da etapa de Xangai elas derrotaram em três sets ais italianas Gattelli e Perrotta. Após terem perdido o primeiro set por 21-19 a dupla brasileira reagiu e virou a partida com 21-17 e 15-12. Para o auxiliar técnico Filipe Bertozzi o saque fez a diferença no jogo. “A dupla italiana tem um bom saque viagem. No primeiro set elas foram bem eficientes nesse fundamento, enquanto o nosso saque bom só entrou a partir do segundo”, explicou o membro da comissão técnica brasileira.

Agora a dupla enfrenta as irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwiager, que passaram pelas alemãs Claasen/Roder. Esse será o sexto confronto entre as duas equipes e o equilíbrio é a marca do histórico. Apesar da vantagem brasileira por três vitórias a duas, em três oportunidades o jogo foi decidido no tie-break.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Estréia pode ser amuleto na China

Renata e Talita não se consideram supersticiosas, mas uma coincidência sempre é bem vinda. Apesar de acreditarem muito mais no trabalho do que nessas estatísticas, a dupla está animada com o fato de ter no primeiro jogo em Xangai a mesma dupla contra quem estrearam na Austrália.

“Esperamos repetir o resultado contra elas na Austrália. E se isso for sinal de sorte que consigamos chegar à outra final então, que é o nosso objetivo”, comentou a carioca Renata Trevisan, que ao lado de sua parceira Talita pega as italianas Daniela Gattelli e Lucilla Perrotta na primeira rodada da segunda etapa do Circuito Mundial. Apesar do retrospecto amplamente favorável a sua dupla (forma 6 jogos com seis vitórias para as brasileiras) Renata acredita que é preciso entra com seriedade na partida para evitar surpresas: “Cada jogo é importante e temos que entrar como se estivéssemos indo disputar uma final”.

Caso confirmem o favoritismo no jogo marcado paras as 10:30 (23:30 de Brasília) as brasileiras avançam a segunda rodada para pegar a dupla que sair vitoriosa do confronto entre as alemãs Claasen/Roder e as irmãs Schaiger, da Áustria.

- Mudança de planos para a semana que vêm

A dupla anunciou hoje ainda uma mudança na programação inicial para a próxima semana. Inicialmente Renata e Talita iriam ao Japão para uma semana de treinos, antes de disputar a próxima etapa do Mundial entre os dias 15 e 18 de maio.

Mas com problemas na obtenção de visto para o país asiático a dupla seguirá para Atenas (Grécia) onde ficará treinando para a seqüência do Circuito Mundial. De lá elas voltam a Ásia para as disputas das etapas de Seul e Osaka, antes da fase européia da competição.

terça-feira, 29 de abril de 2008

A 100 dias das Olimpíadas Renata e Talita sentem o clima dos Jogos

Faltando exatamente cem dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim e Renata e Talita já sentem um pouco do clima da próxima edição olímpica. A dupla está na China para a disputa da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, evento que é classificatório para os Jogos de Pequim.

Apesar de estarem em Xangai as jogadoras já sentem um pouco da expectativa dos chineses para os Jogos. Tudo isso somado a classificação olímpica que terá pontos importantes nessa etapa do mundial cria um clima de ansiedade para elas. “Chegar a uma Olimpíada é o que todo atleta sonha. Estamos bem próximas desse nosso objetivo, mas como não temos nada garantido ainda precisamos reverter essa ansiedade em algo positivo para que a gente consiga a nossa classificação”, comentou a carioca Renata.

Mesmo cautelosas as jogadoras sabem que tem uma boa vantagem na luta por uma das duas vagas brasileiras, e o resultado obtido na primeira etapa desse ano (quando ficaram com a prata) as colocou em uma posição melhor ainda. “O resultado na Austrália foi super importante para nossa classificação. Estamos indo bem e já podemos sentir um pouquinho a vaga”, analisa Talita. Porem a sul-mato-grossense faz uma ressalva: “Não podemos descuidar, o Brasil tem grandes duplas”.

Nessa quinta elas estréiam no Aberto de Xangai tentando repetir no mínimo a posição que alcançaram nessa etapa no ano anterior (terceiro lugar). É que apenas um pódio aumenta a pontuação da dupla no ranking que define os representantes olímpicos.

Dupla treina forte para a estréia na China

Nem as mais de trinta horas de vôo, e as onze horas de fuso horário, diminuíram o ritmo da dupla Renata e Talita. As jogadoras que chegaram as 09:30 da manhã (22:30 de domingo em Brasília) em Xangai partiram no mesmo dia para um treino com bola.

Na programação da comissão técnica a expectativa era de apenas fazer um treino leve no primeiro dia para a manutenção da carga de treinamento e para adaptação da dupla aos horários de jogos na cidade chinesa. Já nessa terça elas voltaram ao ritmo normal. Logo cedo foram fazer a parte física em uma academia e depois fizeram a parte com bola junto das duplas Van Breedam/Mouha (Bélgica) e Maaseide/Glesnes (Nouega). “Nossa preocupação é manter a parte técnica individual e a tática, por isso optamos por treinar mesmo com o desgaste da viagem”, explicou o técnico Abel Martins que acredita ainda que o fato de treinar com outras duplas só favorece o crescimento das atletas.

Para amanhã a programação será mantida, mesmo com a estréia na segunda etapa do Circuito Mundial marcada para a quinta-feira. No fim da tarde a dupla conhecerá as adversárias do primeiro jogo da competição durante a realização do congresso técnico.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Preparação Física de Renata é destaque na TV Lance

A preparação de Renata e Talita para a conquista da vaga e conseqüente disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim vem tendo cada vez mais destaque na mídia. No último domingo foi a vez da TV Lance colocar no ar matéria sobre a preparação física da carioca Renata.

Em reportagem realizada no centro de treinamento GAFF, em Ipanema, a emissora destacou a diferença do treinamento e a importância que a atleta dá a parte física. Explicando resumidamente a técnica originária dos Estados Unidos a reportagem mostrou os benefícios sentidos por Renata desde que a um ano e meio vem utilizando o Treinamento Funcional como preparação física. “Eu estou mais ágil, mais rápida, mais forte e por isso canso menos. O treinamento funcional também me ajuda de forma terapêutica já que auxilia na prevenção de lesões”, explicou a atleta.

Para Alexandre Franco, preparador físico e marido de Renata, a melhora de equilíbrio e de biomecânica do gesto desportivo foram os principais benefícios ganhos pela atleta desde que optou pelo uso da nova técnica de preparação física.

Todo esse trabalho está sendo feito para que Renata consiga ao lado de sua parceira chegar aos Jogos Olímpicos. Confiante a atleta garante: “Estaremos juntos lá. Eu e o treinamento funcional”.

domingo, 27 de abril de 2008

Renata e Talita viajam em busca do pódio

A dupla Renata e Talita embarcou ontem, dia 26, às 16h, para China. As atletas irão disputar a 2ª etapa do Circuito Mundial em Xangai. A competição que acontece entre os dias 28 de abril e 04 maio vale classificação para as Olimpíadas de Pequim.

Renata e Talita estão animadas e desejam repetir o feito realizado na 2ª etapa do Mundial de 2007, quando conquistaram o ouro em Sentosa.

Nem os imprevistos sofridos por Renata - lesão sofrida no tornozelo na última etapa do Mundial e uma infecção intestinal durante a 6ª etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia – desanima a atleta. “Quando se está com uma lesão a gente precisa se concentrar em dobro. A parceira tem que ajudar ainda mais, isso faz com que a dupla cresça. Essas situações inesperadas aconteceram na hora certa. Imagina se ficasse com infecção intestinal lá na China, por exemplo, seria muito mais complicado. Essa semana conseguimos treinar mais pesado, estamos com boas expectativas para o Mundial”, declarou Renata Ribeiro.

Quando perguntadas sobre o que faltou para alcançarem o 1º lugar em Brasília, as atletas afirmaram que erraram muito. “Não jogamos bem na etapa. Defendemos e bloqueamos muito pouco em todos os jogos. Na final, contra Juliana e Larissa, não foi diferente e, ainda, nos complicamos com as viradas de bola”, afirma Talita Antunes.

Para a dupla, o que importa é observar os erros cometidos para buscar o aperfeiçoamento, mas as parceiras estão satisfeitas com os resultados obtidos.