sexta-feira, 9 de maio de 2008

Semana de treinos fortes, mas também para aliviar a tensão

Em um calendário que esse ano foi inchado devido à disputa pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim uma semana de folga é um privilégio quase raro. Mesmo quando essa folga não significa ficar longe dos treinamentos.

É o que vem acontecendo com Renata e Talita ao longo dessa semana que tiveram entre a disputa da etapa de Xangai (China) e a próxima parada do circuito mundial na capital sul-coreana (Seul). As atletas e comissão técnica foram a convite treinar com as duas principais duplas gregas em Atenas. Mas nem tudo foi só vôlei de praia, aproveitando uma semana mais tranqüila as jogadoras aproveitaram para conhecer um pouco mais a cidade berço dos Jogos Olímpicos da era moderna.

“Foi muito bom a gente ter vindo pra cá”, afirma a carioca Renata Trevisan que aponta a hospitalidade de seus anfitriões e a comida local como os pontos mais favoráveis da estadia na Grécia. “Ainda mais depois de vir da China, aonde não conseguimos comer nada direito”, brinca a jogadora. Até mesmo para o exigente técnico Abel além do aspecto da preparação para o resto da temporada a escolha da capital grega foi uma ótima opção também para aliviar a tensão das jogadoras que disputam uma das vagas brasileiras nos Jogos de Pequim.

A equipe brasileira aproveitou algumas horas de folga para ir a Acrópolis conhecer um dos pontos turísticos mais importantes do país que criou a mais de cem anos o que hoje chamamos de Olimpíada. Inspiradas nos ideais do olimpismo e com energia recarregada depois de uma semana agradável as jogadoras esperam conseguir em Seul dar mais um passo importante rumo a classificação à Pequim.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Seul 07: Quinto lugar marcado por uma longa trajetória

Quando entrarem na arena na próxima quinta-feira Renata e Talita estarão voltando à mesma cidade onde no ano passado também disputaram a terceira etapa do Circuito Mundial. Uma maior coincidência ainda é que as jogadoras também vinham de um título, com a conquista da etapa de Cingapura, mas elas esperam melhorar o resultado obtido em 2007.

Em uma etapa que estrearam com facilidade sobre uma dupla holandesa, as atuais primeiras colocadas no ranking mundial de 2008, acabaram sendo derrotadas ainda no primeiro dia. O resultado ruim veio justamente contra a dupla que se sagraria campeã da etapa de forma invicta. As australianas Barnett/Cook passaram por outras duas duplas brasileiras (Ana Paula/Leila e Juliana/Larissa) para conquistarem o título.

Tendo que se recuperar na repescagem Renata/Talita não deram chances as suas adversárias no dia seguinte. Foram três implacáveis vitórias, sem perder um set, frente canadenses, gregas e cubanas. Mas, quando voltaram para o terceiro dia de disputa, mesmo com a vitória sobre as chinesas Xue/Zhang Xi por 2x1, acabaram perdendo o jogo que valia vaga na semifinal. A derrota veio no clássico contra Juliana e Larissa (21-19/21-17) e com esse resultado a dupla deixou o torneio com a quinta colocação.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Semana de treinos na Grécia

Com o intervalo de uma semana entre o título conquistado em Xangai (China) e a próxima etapa do Circuito Mundial a ser disputada, entre os dias 15 e 18 desse mês, em Seul (Coréia do Sul) Renata e Talita estão aproveitando esse tempo de folga para aprimorar os treinamentos.

“Nossa idéia inicial era irmos pro Japão, para não termos que fazer uma viagem longa. Mas tivemos problemas com o visto e optamos em treinar na Grécia”, explicou Renata Trevisan. A jogadora espera que o retorno a Atenas, local aonde conquistou ao lado de Talita seu primeiro título do Circuito Mundial, sirva de inspiração para mais uma conquista na temporada. “Atenas nós traz boas lembranças. Sempre brinco que sabia que seria campeã aqui, mas que só errei a data por um ano”, brinca a jogadora com o fato de ter ganhado a etapa na arena utilizada no ano anterior para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2004.

Para o técnico Abel Martins a semana é uma ótima oportunidade de intensificar a parte tática, bastante elogiada por ele mesmo na última etapa jogada por suas atletas, e aprimorar a forma física. “Essa será a única semana cheia que teremos até o fim da classificação olímpica. Por isso quero aproveitar ao máximo”, explicou o treinador.

Renata e Talita ficarão em Atenas até sexta, quando treinam ao lado das duplas Vassiliki Arvaniti/Vasso Karadassiou e Maria Tsiartsiani/Efthalia Koutroumanidou. No sábado embarcam para Seul já que suas parceiras de treinamento disputam a segunda etapa do Circuito Europeu de Vôlei de Praia nesse fim-de-semana.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Renata e Talita querem manter desempenho por Pequim

Os dois resultados obtidos nessa temporada no Circuito Mundial representam sensações diferentes para Renata e Talita. Se por um lado as jogadoras vibram por ter conseguido aumentar seu ranking olímpico em 320 pontos, sabem que a partir de agora se torna cada vez mais complicado ter acréscimo nessa pontuação.

A partir de Seul elas só terão melhora no ranking que define as duplas brasileiras que irão representar o país em Pequim se fizerem mais uma final em Open ou semifinal em Grand Slam. Por isso as jogadoras esperam manter o desempenho de ter chegado até agora as decisões dos dois torneios disputados em 2008, para conseguirem abrir mais vantagem sobre as concorrentes.

O que para muitos seria uma pressão a mais para elas é encarado com naturalidade. “Sabemos que cada vez mais nossos resultados terão que ser excelentes para aumentarmos a pontuação, mas isso só demonstra que já fizemos um bom trabalho até aqui”, analisa a carioca Renata Trevisan. Já para sua parceira Talita a pressão pode acabar indo exatamente para as adversárias: “Se elas quiserem tirar a nossa vaga elas também precisam fazer resultados como esses ou até maiores. Quem tem quer correr atrás agora são elas”. Mesmo assim a sul-mato-grossense acredita que o ideal para a sua dupla é manter o foco e continuar buscando cada vez mais resultados melhores. “Temos que continuar com o mesmo pensamento de antes. Entrar pra jogar como se ainda não tivéssemos feito nada”, completou a jogadora.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Técnico analisa a vitória da dupla

Um dia depois da conquista do título da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia já é hora de pensar na próxima disputa, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio em Seul.

Mas antes, Renata e Talita irão ter uma semana de treinamentos na Grécia. “Nossa idéia original era ir treinar no Japão para ter menos desgaste com a viagem, mas tivemos problemas para obter o visto e com isso acabamos aceitando o convite das gregas para treinarmos juntas”, explicou a carioca Renata Trevisan.

A partir dessa terça elas retomam as atividades, somente com a parte física, deixando o treino com bola para quarta-feira. A segunda de folga serviu para o técnico Abel Martins analisar o trabalho feito até agora. Ao todo a dupla disputou cinco finais na temporada, sendo duas delas no Circuito Mundial (que por ser classificatório aos Jogos de Pequim é considerado o objetivo da dupla nesse início de ano). A conquista do título em Xangai foi muito festejada pelas atletas principalmente pelo desafio de passarem duas vezes seguidas por Ana Paula/Shelda, que brigam com Renata e Talita por uma das duas vagas brasileiras em Pequim, e duas vezes por Juliana/Larissa, que vinham sem perder uma partida na temporada até essa etapa.

“Ganhar duas vezes da Juliana e Larissa é como se fosse um título a parte. Elas formam uma dupla muito forte e começaram o ano em um altíssimo nível”, comentou Abel sobre as vitórias por 2x0 frente as rivais nas quartas-de-final e na decisão da etapa chinesa. Mas para o exigente treinador nem tudo na etapa foi perfeito: “A etapa teve dois momentos pra gente: No primeiro dia não jogamos muito concentradas, mas mesmo assim ganhamos os dois jogos. Já a partir do segundo dia, quando começamos a enfrentar as brasileiras, prevaleceu o conjunto e a disciplina tática. As quatro vitórias mostraram o amadurecimento do nosso time”.

Sobre a final Abel não tem dúvidas: “Foi o melhor jogo delas desde Cingapura (segunda etapa do calendário de 2007, quando também se sagram campeãs). No primeiro set sacamos muito bem e mesmo errando alguns contra-ataques conseguimos fechar. Apesar do placar do segundo set ter sido mais apertado nos mantivemos bem e dominamos o jogo”.

domingo, 4 de maio de 2008

Renata e Talita batem rivais e são campeãs na China

Renata e Talita completaram agora a pouco um fim-de-semana impecável na segunda etapa do Circuito Mundial com a coroação na final. Única dupla invicta na competição as vice-lideres do ranking brasileiro derrotaram suas maiores rivais Juliana/Larissa em quarenta e um minutos e se sagraram campeãs em Xangai.

Essa foi a segunda vitória seguida da dupla frente as oponentes. Na sexta-feira elas já haviam derrotado as atuais campeãs pan-americanas também por dois sets a zero. Na decisão disputada nessa madrugada mais uma vez a vitória foi conquistada em um jogo disputado, mas Renata e Talita tiveram a calma suficiente para aproveitar os contra-ataques e derrotar as oponentes com parciais de 21-18 e 22-20.

“Nosso retrospecto em confrontos é favorável a elas, por isso bater Juliana e Larissa duas vezes numa mesma etapa é marcante”, comentou a carioca Renata Trevisan após a comemoração pela vitória. Ela e sua parceira Talita foram as únicas a impor derrotas nessa temporada as adversárias, que até Xangai haviam vencido os outro cinco confrontos entre elas.

Com o quinto título em dez finais de etapas do Circuito Mundial a dupla somou mais 180 pontos e assumiu a quarta colocação do ranking olímpico com 4.260, passando as chinesas Chen Xue e Xi Zhang (que ficaram com o bronze na etapa ao derrotarem Ana Paula e Shelda por 2x0). “Esse resultado foi importante pra gente. Nós jogamos muito bem essa etapa e estamos felizes em começar um ano tão importante jogando nesse alto nível”, completou a jogadora.

A festa ainda foi maior com a conquista individual da sul-mato-grossense Talita Antunes que foi eleita a melhor jogadora da competição.