sexta-feira, 16 de maio de 2008

Renata e Talita param em outro jogo contra americanas

Depois de chegarem a final nas duas primeiras etapas do ano no Circuito Mundial Renata e Talita não conseguiram manter o retrospecto e com duas derrotas para duplas americanas deixam a etapa de Seul com a nona colocação.

O primeiro resultado adverso veio ainda no primeiro dia quando, após uma vitória de 2x0 na estréia contras as holandesas Kaizer/Vries, as brasileiras acabaram sendo surpreendidas pelas americanas Wacholder/Turner (1x2) e caíram para a repescagem. A partir de então as vice-líderes do ranking olímpico começaram a encarar uma série de jogos eliminatórios, todos disputados ao longo dessa madrugada.

As duas primeiras partidas na chave dos perdedores mostraram que o resultado do dia anterior foi mesmo uma surpresa. Com duas vitórias de 2x0 impostas sobre as adversárias Renata e Talita avançaram para o terceiro jogo do dia contra as americanas Boss/Ross. Foi quando mais uma vez as brasileiras acabaram derrotadas por uma dupla dos Estados Unidos. Mesmo tendo perdido o primeiro set por 21 a 18 as brasileiras conseguiram empatar a partida com 21-17 na seqüência. Mas na hora de decisão acabaram derrotadas com o placar de 15-11.

“Não jogamos mal, mas não mantivemos a virada de bola nos momentos importantes da partida e elas jogaram bem o tempo todo”, analisou Renata Trevisan sobre o confronto que acabou eliminado sua dupla da disputa. Mesmo com o resultado adverso sua parceira Talita acredita que a dupla tem plenas condições de seguir bem na disputa por uma das vagas brasileiras nos Jogos de Pequim. “Não podemos achar que é o fim do mundo. Já temos bons resultados. O que precisamos agora é despreocupar quanto a essa etapa e só pensar pra frente”, comentou a jogadora.

Mais uma dupla americana pela frente

A derrota no primeiro dia, que colocou Renata/Talita na repescagem, foi para a dupla norte-americana Wacholder/Turner. Agora, em jogo que vale a continuação no Aberto de Seul do Circuito Mundial elas terão que passar por outra dupla dos Estados Unidos. Em jogo válido pela quarta rodada da repescagem as brasileiras enfrentam Boss/Ross.

A classificação a essa fase do torneio veio com duas vitórias na quadra central. Após terem batido as holandesas Van Breedam e Mouha por 2x0 (21-14 e 21-17), Renata e Talita voltaram à arena montada no Han River Jamsil Citizen Park para um jogo de vida ou morte contra as alemãs Brink-Abeler e Jurich. Mostrando todo seu poderio de jogo as vice-líderes do ranking nacional não tiveram dificuldades em vencer a partida. Após abrirem sete pontos (14-7) no tempo técnico, Renata/Talita fecharam o primeiro set em 21-16. No segundo elas abriram cinco pontos logo de cara (09-04) e souberam administrar o placar para confirmar a vitória com 21-17.

Para chegarem a semifinal da competição a dupla precisa agora vencer, além do terceiro jogo de hoje, mais duas partidas no sábado.

Vitória garante seqüência na repescagem

Renata e Talita estrearam com vitória na repescagem da etapa de Seul do Circuito Mundial. As brasileiras mantiveram a invencibilidade no confronto e agora acumulam cinco vitórias contra as belgas Van-Breedam e Mouha.

Em jogo disputado na quadra central do complexo montado na capital da Coréia do Sul as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro impuseram seu ritmo de jogo e venceram as européias por dois sets a zero. Mas, apesar da vitória fácil no primeiro set, quando dominaram o placar desde o início e venceram com 21 a 14, as brasileiras estiveram em uma situação complicada na seqüência da partida. No segundo set as belgas chegaram a abrir cinco pontos (8-3), mas aí Renata e Talita mostraram porque nunca perderam um set sequer para as adversárias. Com calma elas conseguiram virar o placar e confirmar a vitória com 21 a 17.

Na seqüência da repescagem o próximo jogo será contra as vencedoras do confronto entre as alemãs Brink-Abeler/Jurich e Wang/Zuo, da China.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Renata e Talita caem para a repescagem

A vitória de virada no primeiro set mostrou o quanto a partida seria complicada, mas Renata e Talita não aproveitaram o fato de terem virado a primeira parcial depois de uma seqüência de seis saques de Renata e acabaram derrotadas pelas americanas Tyra Turner e Rachel Whacolder.

“O jogo não foi tão ruim, mas depois de ter virado o primeiro set a gente teve a chance de fechar em 2x0 mas não conseguimos”, explicou Renata após a partida. Na primeira parte do jogo ela e Talita chegaram a estar perdendo por 17 a 11 e conseguiram ter calma para fechar a parcial a seu favor (21-19), mas no set seguinte foi a vez das americanas virarem o placar e fechar com a mesma contagem.

“Depois de perdermos o primeiro set Rachel começou a sacar melhor e conseguimos voltar pra partida”, comentou Turner após a vitória no tie-break por 15 a 12.

Com o resultado a dupla brasileira caiu a repescagem e agora não pode perder mais nenhuma partida. Na estréia na chave dos perdedores Renata e Talita enfrentarão as belgas Van Breedam/Mouha. O retrospecto é amplamente favorável as vice-líderes do ranking brasileiro que venceram os quatro jogos em que enfrentaram as adversárias, mas para Talita toda atenção é necessária. “Agora, todos os jogos serão de vida ou morte, então é vencer ou vencer. As belgas têm um bloqueio forte. As enfrentamos duas vezes nesta temporada e vencemos ambas, mas precisamos de atenção”, comentou a jogadora.

Americanas são as próximas adversárias

Renata e Talita estrearam com o pé direito na terceira etapa do Circuito Mundial. Na estréia elas bateram as holandesas Keizer/Vries por 2x0, com parciais de 22-19 e 21-16, e seguem na chave dos vencedores.

A dupla que nas duas etapas do mundial disputadas até agora chegou a final espera avançar no primeiro dia da disputa sem derrotas. Para isso elas terão que bater as norte-americanas Wacholder e Turner na próxima rodada da competição. No único confronto entre as duplas, ano passado na Tailândia, as brasileiras acabaram perdendo por 21-19 e 21-14.

Porém dessa vez as brasileiras apostam eu uma nova história. “Na Tailândia acabamos indo desconcentradas pelos resultados que já havíamos obtido. Elas são um bom time, mas se conseguirmos apresentar nosso jogo no mínimo a partida será mais complicada”, afirma a carioca Renata Trevisan sobre o próximo duelo de sua dupla em Seul.

Caso devolvam a derrota sofrida na Tailândia, a dupla brasileira irá enfrentar uma dupla chinesa na próxima rodada. É que o confronto que decide a adversária da dupla vencedora do jogo das brasileiras é formado exclusivamente por jogadoras do país que irá sediar os Jogos Olímpicos em agosto. Xue e Zhang Xi enfrentam Wang/Zuo em jogo válido pela segunda rodada.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Renata e Talita sobem uma posição no ranking e conhecem suas adversárias

Durante a realização do Congresso Técnico da terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi confirmada a informação de que Walsh/May (EUA) não disputarão o torneio na Coréia do Sul.

A desistência da principal dupla norte-americana, devido as dores de Walsh no ombro direito, acabou favorecendo Renata e Talita que herdaram a quarta colocação no ranking de entradas. Mesmo assim a dupla continua na mesma chave de Juliana/Larissa, com quem fizeram a final em Xangai, e caso avance sem derrotas os dois times brasileiros se enfrentam nas quartas-de-final da competição.

“Se acontecer será novamente um jogo equilibrado, como sempre quando jogamos contra elas”, analisou Renata sobre o possível confronto brasileiro. Mas, cautelosa a jogadora prefere pensar em cada partida: “Mas antes de pensarmos nelas temos que nos preocupar em vencer os jogos. Um passo de cada vez”.

A dupla campeã em Xangai irá estrear no torneio contras as holandesas Mered de Vries e Sanne Keizer. Se passar pelo primeiro desafio Renata e Talita irão enfrentar as vencedoras do confronto entre as americanas Wacholder/Turner e as francesas Faure/Sarpaux.


terça-feira, 13 de maio de 2008

Dupla treina para a estréia em Seul

Renata e Talita mal chegaram na capital da Coréia do Sul, para a disputa da terceira etapa do Circuito Mundial, e já entraram em quadra. A dupla que só estréia na próxima quinta-feira, por estar pré-classificada a chave principal do torneio, aproveitou o dia para continuar os treinamentos.

Após uma semana sem competição, quando aproveitaram para aumentar a carga de treinamento utilizando a infra-estrutura das duplas da Grécia em Atenas, as jogadoras voltaram a fazer um treino com bola e preparação física nessa terça-feira em Seul. A idéia da comissão técnica é manter o ritmo de treinamento para dar condições as jogadoras de seguirem bem na forma física e tática nos próximos dois meses que estarão disputando seguidas etapas pelo mundial.

Amanhã a dupla voltará a uma nova carga de treinos e no fim da tarde conhecerão suas primeiras adversárias no terceiro torneio internacional da temporada, durante a realização do congresso técnico. Empolgadas com o resultado obtido na etapa anterior, em Xangai, as jogadoras prometem representar mais uma vez bem o Brasil – elas foram finalistas nas duas etapas já disputadas. “O resultado de Xangai aumentou nossa confiança, mas também nossa responsabilidade. Cumprimos até aqui o nosso objetivo que é de chegar sempre as semifinais, fomos até além disso. Mas, como agora só contará pontos pro ranking olímpico se fizermos a final, esse passa a ser o nosso objetivo”, comentou a carioca Renata Trevisan.

domingo, 11 de maio de 2008

Comemoração do dias das mães por telefone

Ser uma jogadora de elite no vôlei de praia mundial tem seu preço. Para poderem disputar sua primeira Olimpíada Renata e Talita tem que abrir mão de muita coisa. Uma delas é estar em datas especiais ao lado da sua família.

As jogadoras que se encontram em deslocamento para Seul, onde disputarão a terceira etapa do Circuito Mundial a partir de quinta-feira, não puderam estar ao lado de seus familiares para comemorar o dia das mães. Para matar a saudade e marcar presença nesse dia tão especial elas ligaram logo cedo para o Brasil para dar os parabéns a suas mães.

“Já estou acostumada. Antes mesmo de disputar o Mundial eu já passava datas importantes assim longe da minha mãe”, disse Talita que mora a dez anos longe de sua família para poder se dedicar ao vôlei. “A Renata sente um pouco mais até porque ela sempre morou perto da mãe dela”, explicou a sul-mato-grossense.

Mas mesmo de longe as mães das jogadoras sabem da importância desse momento especial na vida das filhas. “Sou uma pessoa emotiva e ligada as minhas filhas. Estar longe da Renata em uma data especial assim é difícil, mas sei que é o trabalho dela”, explica Rosina Trevisan, mãe da Renata. Perguntada sobre qual seria o melhor presente de sua filha para esse ano Rosina não titubeia: “A classificação olímpica. Esse é o sonho de qualquer atleta. É o sonho dela e consequentemente o meu. Ela estando feliz eu também estou”.

Jogadoras embarcam empolgadas para Seul

Renata e Talita embarcaram hoje para Seul, capital da Coréia do Sul, para a disputa da terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com o retrospecto de duas finais nas primeiras etapas desse ano as jogadoras estão empolgadas para iniciar mais uma disputa.

Depois de uma semana de treinamento na Grécia, aonde priorizaram a parte física e aprimoramento da parte técnica, a dupla que lidera o ranking mundial dessa temporada segue para uma série de nove etapas até a definição das duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Pequim. De Seul, essa semana, até a etapa de Marselha, entre os dias 16-20 de julho, serão dois meses com torneios toda semana. “Essa foi a última semana cheia (sem competição) para treinamento. Por isso demos ênfase a parte física que vai contar muito nessa longa jornada de torneios pela frente”, explicou o técnico Abel Martins.

Para conquistarem pontos no ranking olímpico, as vice-líderes do ranking brasileiro e quarta colocadas no ranking olímpico mundial precisam chegar a terceira final consecutiva, já que o pior resultado entre os oito que contam para a corrida à Pequim é um terceiro lugar (480 pontos). Apesar da dificuldade, principalmente com o retorno nas duplas americanas, a sul-mato-grossense Talita se mostra otimista quanto à possibilidade de mais uma boa apresentação: “Fizemos uma excelente segunda etapa e essa semana na Grécia foi muito bem aproveitada. Isso nos dá boas expectativas para Seul”.