sábado, 31 de maio de 2008

Dupla fica com a prata e aumenta ranking olímpico

Renata e Talita deixam a cidade de Barcelona com a sensação de missão cumprida. Apesar de terem perdido a final para as americanas Branagh/Youngs a dupla brasileira conseguiu melhorar a sua pontuação olímpica.

Na disputa pelo ouro elas foram derrotadas pela segunda dupla norte-americana por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 21-14, mas ao terem conquistado a medalha de prata aumentaram sua pontuação olímpica – agora elas somam 4.320 pontos. “Conseguimos nosso objetivo de chegar a final e com isso melhorar nossa pontuação. É claro que queríamos ter ganho a etapa, mas as americanas jogaram muito bem. Acho que ninguém tiraria esse ouro delas hoje”, analisou Talita feliz com o resultado final.

Agora elas voltam as suas atenções à etapa polonesa, que será disputada a partir de quarta-feira em Stare Jablonki. Com a ausência das duas principais duplas americanas, das duplas chinesas e das tri-campeãs mundiais Juliana/Larissa as jogadoras esperam chegar a mais uma decisão e quem sabe levar o ouro e importantes pontos para a classificação aos Jogos de Pequim.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Renata e Talita representam o Brasil na final

Pela terceira vez na temporada, em cinco etapas, Renata e Talita chegam a decisão de uma parada do Circuito Mundial Feminino de Vôlei de Praia. Mas, ao contrário das duas primeiras finais, quando enfrentaram as compatriotas Juliana/Larissa na decisão, dessa vez as adversárias são norte-americanas.

A classificação veio em um jogo eletrizante disputado na quadra central da arena montada na cidade catalã. Com as duas duplas se alternando a frente do placar os dois primeiros sets foram vencidos pela contagem mínima. Vitória das européias no primeiro e das brasileiras no segundo por 21-19. Com isso a partida, que teve ao todo duração de cinqüenta e seis minutos, foi para o tie-break. Foi justamente quando Renata e Talita mostraram porque começaram essa temporada tão bem nos torneios internacionais. Logo de cara elas abriram 2-0, mas permitiram o empate. A partir do 2-2 a vantagem a favor das vencedoras foi só aumentando, até o término do set em 15-08.

“O jogo foi muito nervoso. Mas depois que nos acalmamos prevaleceu a nossa técnica e o nosso jogo fluiu”, analisou o técnico Abel Martins que elogiou ainda a disposição de suas atletas na partida. Com diversos pontos disputados em seqüências de contra-ataques as brasileiras souberam superar a areia fofa que vem sendo um adversário a mais para as defesas.

Para a decisão Renata/Talita terão que mostrar mais uma vez que são capazes de vencer a dupla número dois dos Estados Unidos. Depois de terem sido derrotadas nos dois confrontos contra as rivais em 2007, as brasileiras começaram essa temporada com a vitória na terceira rodada em Adelaide (22-20 e 21-14). Com isso essa será a chance das vice-líderes do ranking brasileiro empatarem o histórico do confronto. “As americanas formam um time muito forte. Precisamos manter ou até melhorar o ritmo das duas partidas de hoje para vencê-las”, comentou a sul-mato-grossense Talita.

Renata/Talita retornam ao final four

Depois de duas etapas ausentes das finais no Circuito Mundial, Renata e Talita conquistaram agora a pouco a vaga no final four em Barcelona. Depois de derrotadas ontem pelas compatriotas Juliana/Larissa a dupla teve que ser recuperar na repescagem para continuar na briga pelo título.

Na disputa da vaga na semifinal elas demonstraram ter superado a atuação ruim de ontem, quando não conseguiram mostrar seu melhor jogo e foram facilmente derrotadas pelas líderes do ranking nacional. Em um duelo contra as norte-americanas Boss/Ross foram precisos apenas trinta e seis minutos para a conquista da vitória, que veio com dois sets impecáveis das brasileiras (21-18 e 21-14). O resultado foi ainda mais comemorado pela dupla porque as recoloca novamente na frente das outras brasileiras que disputam a segunda vaga do país nos Jogos Olímpicos – Ana Paula/Shelda ficaram em quinto lugar e Maria Clara/Carol em nono.

O próximo desafio de Renata e Talita será agora garantir a vaga na decisão. Se chegarem à disputa pelo título a dupla conseguirá aumentar sua atual pontuação no ranking olímpico. Para isso elas terão que bater as gregas Arvaniti e Karadassiou, que avançaram a semifinal ontem derrotando Ana Paula/Shelda. “Nos conhecemos muito bem. Antes de Seul ficamos uma semana treinando com elas na Grécia. Certamente vai ser um jogo difícil, mas queremos muito chegar a essa final”, analisou Renata Trevisan.

No histórico do confronto as brasileiras têm uma pequena vantagem (sete vitórias e cinco derrotas), mas na última vez em que se enfrentaram, ano passado na Rússia, as gregas levaram a melhor.

Americanas são as adversárias na luta pela vaga na semi

Foi definida agora a pouco a dupla adversária de Renata/Talita no jogo final da repescagem, que vale vaga na semifinal da etapa de Barcelona do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

As americanas April Ross e Jennifer Boss não tiveram dificuldade em avançar a última rodada da chave dos perdedores ao vencerem por dois sets a zero as alemãs Pohl/Rau. Em quarenta e cinco minutos de partida as vencedoras impuseram as parciais de 21-17 e 21-15 e garantiram a vaga no jogo contra as vice-líderes do ranking brasileiro.

O confronto de daqui a pouco, marcado para as nove da manhã no horário de Brasília será um tira-teima entre as adversárias. Renata e Talita venceram o primeiro duelo por 2x1, no ano passado em Stavanger, mas as americanas devolveram a derrota, com o mesmo placar, na repescagem em Seul.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Renata e Talita perdem mas ainda tem chance de chegar a semifinal

A derrota nem pode ser considerada um resultado anormal, afinal foi a vigésima terceira vitória das oponentes contra apenas cinco de Renata/Talita no histórico do confronto no Circuito Mundial. Mas, a forma como aconteceu é que surpreendeu a todos que assistiram a última partida do dia na quadra central do complexo montado na Praça Carles Buigas, em Barcelona (Espanha).

Depois de terem vencido também o confronto caseiro, válido pela terceira rodada, contra Maria Clara e Carol por dois sets a zero Renata e Talita voltaram as quadras para a disputa do jogo que valia uma vaga na semifinal da competição. Do outro lado estavam as também brasileiras Juliana/Larissa, e as campeãs pan-americanas mostraram o porque do retrospecto favorável a sua dupla.

Logo de cara elas abriram 5-0 no primeiro set. Com a vantagem no placar, mesmo com Renata/Talita diminuindo por duas vezes no set a diferença, as atuais campeãs mundiais não tiveram dificuldades em fechar o primeiro set com 21-14. Já na parcial seguinte as vice-líderes do ranking brasileiro chegaram a abrir cinco pontos de diferença (18-13), mas aí Juliana e Larissa fizeram onze pontos, seis deles em seqüência, contra apenas dois de Renata e Talita. No fim, vitória das rivais por 22-20.

Mesmo com a derrota Renata e Talita ainda têm chances de chegarem a semifinal da competição. Basta que elas vençam o único jogo que terão que fazer na repescagem. A definição das adversárias na segunda tentativa de chegar ao final four sai no jogo entre as americanas Boss/Ross e as alemãs Pohl/Rau.

“Temos que esquecer o jogo que passou. Agora é nos concentrarmos na próxima partida. Precisamos da vitória para continuar seguindo o nosso objetivo de disputar a terceira final do ano”, comentou Talita. A vencedora desse último jogo da repescagem enfrentará as gregas Karantasiou e Arvaniti, que mais cedo passaram com facilidade sobre Ana Paula/Shelda.

Dupla vence irmãs e tem mais um desafio contra brasileiras

Renata e Talita continuam invictas na etapa de Barcelona do Circuito Mundial. Após duas vitórias ontem, na abertura do torneio, as brasileiras voltaram a quadra externa do complexo montado na cidade espanhola para um duelo contra as irmãs Maria Clara e Carol.

Em uma partida bastante disputadas as vice-líderes do ranking brasileiro conseguiram fechar o primeiro set por 21-18, o que deu a elas a calma necessária para a disputa do segundo set. Em uma parcial apertada Renata/Talita souberam administrar a troca de vantagens e venceram a partida com 22-20.

A vitória diminui a diferença a favor das filhas de Isabel em duelos pelo Circuito Mundial, agora são três derrotas e duas vitórias contra as rivais, e confirmou o bom desempenho da dupla nessa temporada. Antes elas haviam vencido dois dos três confrontos em 2008, todos disputados no circuito nacional.

Para chegarem a semifinal de forma invicta Renata e Talita terão um grande desafio pela frente. Mais uma vez elas pegam brasileiras nas quartas-de-final da competição, e pela segunda vez nessa temporada do mundial as adversárias nessa fase são Juliana/Larissa. As campeãs pan-americanas têm ampla vantagem no retrospecto (22-5), mas nesse ano foram duas vitórias para cada lado nos torneios internacionais.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Renata e Talita querem diminuir diferença no histórico do confronto

O próximo desafio da dupla Renata/Talita em Barcelona, onde disputam a quinta etapa do Circuito Mundial, será diminuir a vantagem das irmãs Maria Clara e Carolina no histórico de confronto entre as duplas na competição.

Apesar de terem vencido sete dos dez confrontos entre as duplas no ano passado, Renata e Talita levam desvantagem quando se levam em conta jogos que ocorreram no Circuito Mundial. Apenas na etapa de Portugal as vice-líderes do ranking saíram vitoriosas do duelo, enquanto as rivais venceram na Tailândia e na Noruega.

Favoritismo que pode significar vida fácil para as filhas de Isabel? Não é o que acha a mais jovem filha da ex-jogadora. “É um jogo complicado, porque os dois times se conhecem muito bem. Renata e Talita estão em boa fase e com ótimo ritmo de jogo. Vamos precisar fazer a nossa parte, forçando o saque ora em uma, ora em outra, e virando as bolas”, comentou Carolina.

Já para Renata o segredo é manter o foco no jogo. “Elas formam uma boa dupla, nossos últimos jogos tem sido sempre bem disputados. Mas queremos muito essa vitória para ficarmos mais perto das finais e por isso vamos fazer o nosso melhor em quadra amanhã”

A partida que tem previsão para começar as oito da manhã, no horário de Brasília, será a quarta nessa temporada. Nos três confrontos anteriores, todos pelo Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Renata e Talita venceram dois e perderam um jogo.

Dupla atropela austríacas e pega compatriotas na terceira rodada

Renata e Talita entraram em quadra hoje para a disputa da etapa de Barcelona do Circuito Mundial e encerraram a sua participação no primeiro dias com duas vitórias, classificando-se assim para a terceira rodada amanhã.

Apesar da primeira vitória do dia ter vindo em três sets as brasileiras souberam administrar o favoritismo nas duas partidas e alcançar as oitavas-de-final do torneio. Contra as canadenses Martin/Cooke o placar de dois sets a um (21-16/19-21/15-10), já contra as irmãs austríacas Schwaiger dois sets a zero, sem menor chance para as adversárias. Em trinta e três minutos, de um jogo em que dominaram o placar o tempo todo, as brasileiras impuseram a vitória com parciais de 21-15 e 21-14.

Agora na terceira rodada elas terão pela frente um desafio caseiro. Apesar de ser o nono jogo contra compatriotas nessa temporada do Circuito Mundial, será o primeiro desafio internacional no ano contra as irmãs Maria Clara/Carol, que se classificaram com vitórias sobre Minusa/Jursone, da Letônia (2x1) e Ilustre/Pascau, das Filipinas (2x0). No histórico do confronto as filhas da ex-jogadora Isabel levam vantagem, com três vitórias e apenas uma derrota.

Vitória suada na estréia

Renata e Talita precisaram de três sets para vencer seu primeiro jogo e avançar a segunda rodada do Aberto de Barcelona do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino.

Após terem vencido bem o primeiro set, 21-16, as brasileiras acabaram sendo derrotadas na seqüência. Em um segundo set disputado a vitória ficou com as canadenses Martin/Cooke (21-19) forçando assim o tie-break. Mas, no set desempate as vice-líderes do ranking brasileiro mostraram o porque eram consideradas favoritas no confronto, quando impuseram um 15-10 e fecharam a partida.

Com o resultado elas pegam na segunda rodada, com horário ainda a ser definido pelos organizadores, as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger. Esse será o oitavo confronto entre as duplas, e as brasileiras levam vantagem no confronto (5-2). Nas duas vezes em que se enfrentaram esse ano, ambas pela segunda rodada, melhor para Renata e Talita: primeiro em Xangai, quando passaram pelas austríacas com uma virada em dois sets a um, e depois semana passada em Osaka, quando impuseram dois sets a zero.

Se passarem pelo segundo jogo do dia com mais uma vitória poderão novamente enfrentar uma dupla brasileira na terceira rodada, assim como na semana passada. Mas, se houver um confronto caseiro, dessa vez as adversárias seriam Maria Clara e Carol.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Renata e Talita estréiam contra dupla do Canadá

A dupla Renata/Talita conheceu agora a pouco as suas adversárias na primeira rodada da quinta etapa do Circuito Mundial Feminino de Vôlei de Praia. As jogadoras entram em quadra amanhã as seis da manhã, no horário de Brasília para enfrentar as canadenses Dana Cooke e Annie Martin.

As adversárias que passaram hoje pelo qualifying enfrentam as brasileiras pela primeira vez, mas apesar do favoritismo as brasileiras estão concentradas para conseguir um bom resultado na Espanha. “Nunca viemos a Barcelona, é uma cidade linda. Mas conheci pouco ainda, apenas em volta da arena, porque queremos manter nosso foco nas partidas”, comentou Talita que hoje cedo estava treinando com sua parceira em uma das quadras externas do complexo armado no Parque Montjuic.

Caso vençam a primeira partida elas pegam a dupla que sair com a vitória do jogo entre as norueguesas Hakedal/Torlen e as austríacas Schwaiger. Passando pelo primeiro dia invictas, elas poderão ter na quinta novamente dois jogos contra brasileiras, afinal estão na mesma chave de Maria Calara/Carol e Juliana/Larissa.

A dupla aproveitou para relembrar também a data de hoje, quando no ano passado conquistaram o seu terceiro título internacional, em Cingapura. “Foi uma das melhores etapas de todos os tempos das meninas, acho que só jogamos melhor do que lá agora em Xangai”, relembra o técnico da dupla Abel Martins.

Eles esperam agora que os bons fluidos daquela vitória soprem a favor do time na etapa de Barcelona.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Renata e Talita pela primeira vez em Barcelona

Fora do calendário do Circuito Mundial de Vôlei de Praia desde 2004, quando Mallorca recebeu uma etapa da principal competição da modalidade, a Espanha receberá essa semana as feras do vôlei de praia mundial masculino e feminino.

Porém esse ano Barcelona receberá pela primeira vez os jogos que somam importantes pontos pra disputa pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim. A cidade que recebeu em 1992 os Jogos Olímpicos se prepara para reviver emoção parecida com as duplas de todo mundo querendo garantir bons resultados.

Vindas de duas etapas com resultados abaixo do esperado, Renata e Talita esperam conseguir na cidade catalã recuperar o início da temporada, quando chegaram a duas decisões de títulos, conquistando um em Xangai. Para isso a dupla já está na cidade espanhola treinando para os jogos da chave principal que começam nessa quarta-feira.

Empolgadas com a idéia de conhecer uma nova cidade a dupla espera voltar a disputar uma final, resultado que aumentaria a sua pontuação no ranking olímpico. “É sempre bom conhecer uma cidade nova. Sempre tive vontade de conhecer Barcelona, mas espero que não tenha muito tempo para visitar, afinal quero chegar a decisão”, brinca a carioca Renata Trevisan.

Nessa terça a noite a dupla conhecerá suas adversárias da estréia no Congresso Técnico, que será realizado após a disputa das partidas do qualifying.