sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dupla perde primeiro jogo e é eliminada

Foram três vitórias e apenas uma derrota, mas o regulamento do Grand Slam é implacável e Renata/Talita deixam a etapa de Berlim com a nona colocação. O resultado eliminou ainda mais uma chance da dupla de aumentar a sua pontuação no ranking que define os classificados para Pequim.

A derrota ocorreu debaixo de chuva e muito frio na quadra 3 do complexo montado na capital alemã. Jogando contra as suas maiores rivais, Renata e Talita começaram bem o primeiro set mas cederam a virada e acabaram derrotadas por 21 a 18. Na seqüência, forçando bem o saque e com um aproveitamento melhor de contra-ataque conseguiram vencer com facilidade (21-12) e forçar o tie-break. No set desempate, porém começaram mal (0-3) e mesmo se recuperando no meio do set acabaram errando uma seqüência de ataques propiciando a vitória de Juliana e Larissa por 15-09.

“Não jogamos mal, mas no tie-break começamos perdendo de três a zero e isso não nos deu margem de erro para a continuação do jogo”, analisou Abel Martins, técnico da dupla.

Agora elas voltam as suas atenções para a disputa em Paris, semana que vêm, quando tentarão voltar a figurar entre as melhores da etapa para aumentar seu ranqueamento.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Clássico será o próximo desafio

Foi definido agora a pouco, na quadra número dois, a dupla adversária de Renata/Talita nas oitavas-de-final do Grand Slam de Berlim. Pela vigésima nona vez a dupla enfrentará as compatriotas Juliana/Larissa em uma partida válida pelo Circuito Mundial Feminino.

O maior clássico do vôlei de praia brasileiro na atualidade definirá quais brasileiras passarão as quartas-de-final da competição está marcado para as seis horas da manhã (horário de Brasília). Renata e Talita chegaram a essa fase com o primeiro lugar do grupo E, enquanto Juliana e Larissa, segundo lugar no seu grupo, precisaram disputar ainda a primeira rodada da fase eliminatória. Em uma re-edição da final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, elas bateram por dois sets a um as cubanas Fernandez/Peraza (21-15/15-21/15-08).

“Esse cruzamento sempre é complicado. Juliana e Larissa têm uma regularidade muito boa nas competições e são adversárias que devem ser respeitadas. Mas, precisamos nos preocupar primeiro em fazer o nosso jogo (virada de bola) e aí sim nos preocuparmos depois com o que elas estão fazendo”, comentou Renata Trevisan.

As duplas já se enfrentaram seis vezes na temporada 2008 do circuito mundial. As duas primeiras vitórias (ambas em Adelaide) foram de Juliana/Larissa, enquanto Renata e Talita devolveram na etapa da China os dois jogos perdidos. Na seqüência as campeãs pan-americanas voltaram a vencer duas partidas (Osaka e Barcelona).

Renata e Talita vencem australianas e garantem primeiro lugar

Uma primeira fase impecável. Com três vitórias e nenhum set perdido Renata e Talita avançaram a segunda fase do Grand Slam de Berlim como primeiras colocadas no grupo E. O resultado garantiu ainda a vaga antecipada nas oitavas-de-final do torneio.

A conquista veio no último jogo da primeira fase, quando venceram as australianas Barnett/Cook em confronto direto pelo primeiro lugar do grupo. Em quarenta e um minutos de partida as brasileiras dominaram o jogo e conquistaram mais uma vitória sem perder um set. Com um bom saque de Renata e Talita perfeita no bloqueio a dupla conquistou com facilidade o primeiro set (21-13), e vinha bem no segundo quando após estarem vencendo por 10-5 deixaram as adversárias empatarem em onze pontos. Mesmo assim elas souberam manter a calma e fechar a partida em 21-19.

“Esse resultado foi muito importante pelo aspecto moral. Mostramos que estamos recuperados do resultado na Polônia”, comentou o técnico Abel Martins. E o lado psicológico será fundamental para o próximo desafio. Logo mais as 12:30, no horário de Brasília, Juliana/Larissa e as cubanas Grasset e Peraza decidem qual dupla será a próxima adversária das vice-líderes do ranking brasileiro.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Jogo de amanhã define primeiro lugar do grupo

O grande duelo do grupo E como esperado irá definir qual dupla sairá como primeiro lugar do grupo no Grand Slam de Berlim. A partida entre Renata/Talita e Barnett/Cook (Austrália) colocará a dupla vencedora na segunda rodada da fase eliminatória, já que os líderes de cada grupo se pré-classificam a essa rodada.

As duas duplas venceram hoje seus jogos contra a dupla da Filipinas, Ilustre e Pascua, e as irmãs austríacas Schwaiger. Renata e Talita, que haviam vencido na estréia por 2x0 (21-16/21-14) a Ilustre/Pascua voltaram a conquistar uma nova vitória por dois sets a zero no penúltimo jogo do dia na quadra central. Em um jogo definido no saque elas venceram as Schwaiger com duplo 21-17, em quarenta minutos.

“Jogamos bem os dois jogos de hoje. O saque foi nossa principal arma, principalmente no segundo jogo, quando elas também sacaram bem”, analisou o técnico da dupla brasileira, Abel Martins. O treinador destacou ainda a importância de não ter perdido um set nesse primeiro dia, que é importantíssimo para os critérios de classificação das duplas para a composição das chaves na segunda fase da competição.

Amanhã, as cinco e meia da manhã (horário de Brasília), o jogo contra as australianas promete ser bastante equilibrado. As duplas se enfrentaram três vezes, e as brasileiras esperam empatar a série de confrontos em Berlim. “Ganhar amanhã é importante porque com o primeiro lugar do grupo você se classifica direto para a segunda rodada da segunda fase e com isso tem menos jogos no segundo dia”, explicou Talita que se disse bastante motivada para a partida.

Renata e Talita passam bem pelo primeiro jogo

O frio e o forte vento na arena montada em Berlim foram os principais adversários das brasileiras Renata/Talita na primeira partida do seu grupo no Grand Slam da Alemanha.

Jogando contra a dupla da Filipinas, Ilustre e Pascua, elas dominaram o jogo nos dois sets e conquistaram a primeira vitória. Após um início relutante, quando as adversárias chegaram a abrir 4-1, no primeiro set, as brasileiras viraram o placar em uma seqüência de seis saques de Renata (9-6) e a partir de então não foram mais ameaçadas pelas oponentes. Após fecharem o primeiro set em 21-16, o segundo foi ainda mais fácil. Com o forte bloqueio de Talita dificultando as adversárias, e Renata bem no fundo de quadra na defesa, elas precisaram de apenas trinta e seis minutos para fechar o jogo em dois sets a zero, com 21-14 no segundo set.

“Jogamos bem nessa estréia. Mas a etapa ainda é longa e precisamos manter a concentração. O vento está dificultando muito pra jogar e apesar do próximo jogo ser na quadra central deve atrapalhar um pouco também”, comentou Renata Trevisan. Ela e sua parceira, Talita Antunes, voltam a jogar daqui a pouco na principal quadra do complexo montado na capital alemã contras as irmãs austríacas Schwaiger.

Jogadoras conhecem suas adversárias na primeira fase

Com o início dos Grand Slams começa uma nova forma de disputa das etapas do Circuito Mundial. A partir de Berlim, e nas próximas outras três etapas, a competição é dividida em duas fases: Primeiro uma fase de grupos, com quatro duplas em cada, onde três se classificam. Depois uma fase eliminatória simples (sem repescagem) até o final four.

Ontem, durante o congresso técnico, Renata e Talita conheceram as suas adversárias na primeira fase da competição. Cabeças-de-chave número cinco do torneio elas estão no grupo E, ao lado de Barnett/Cook (Austrália), as irmãs Schwaiger (Áustria) e Ilustre/Pascua (Filipinas).

A estréia na competição será contra dupla da Filipinas, hoje as 08:10 no horário de Brasília. Os times já se enfrentaram uma vez, ano passado em Phuket (Tailândia), e a vitória ficou do lado brasileiro. Na seqüência será a vez de enfrentar pela nona vez as austríacas. Em jogo programado para as 12:20 (horário de Brasília) Renata e Talita tentarão ampliar o número de vitórias no histórico do confronto – até agora foram seis vitórias e duas derrotas.

A fase de grupos segue amanhã com o jogo que promete ser o mais equilibrado do grupo. Jogando contras as australianas Barnett/Cook, as brasileiras tentarão vencê-las pela segunda vez, empatando assim o histórico do confronto. A única vitória das brasileiras nesse jogo aconteceu ano passado em Varsóvia.

“O jogo contra as australianas certamente é o mais forte do nosso grupo. Mas, temos primeiro que pensar nas adversárias de amanhã (hoje) para chegarmos nesse jogo já classificadas, apenas decidindo se seremos as primeiras do grupo”, analisou a sul-mato-grossense Talita.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dupla treina para série de Grand Slams

Renata e Talita já estão em Berlim, onde a partir de quarta disputam o primeiro de uma série continua de quatro Grand Slams – torneios que tem pontuação maior.

A dupla que chegou na cidade no domingo a noite não perdeu tempo e hoje cedo foi a um centro de treinamento da capital alemã para retomar os treinos. Amanhã, além da programação normal de treino tático e parte física, as jogadoras irão conhecer o seu grupo da primeira fase do torneio. “Nos Grand Slams a composição da chave é importante porque a segunda fase é eliminatória. Você não tem uma segunda chance na repescagem”, explicou a carioca Renata Trevisan.

Vindas de um quarto lugar na Polônia a dupla espera ajustar os erros cometidos na última etapa e voltar a somar pontos na corrida pela vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Para isso elas precisam chegar as semifinais, já que qualquer outro resultado inferior a esse tem pontuação menor que os 480 pontos (pior pontuação entre as oito melhores da dupla nas etapas que contam para o ranking olímpico).