sábado, 21 de junho de 2008

Derrota para as americanas impede acréscimo no ranking olímpico

Ainda não foi dessa vez que Renata e Talita conseguiram chegar a sua primeira semifinal de Grand Slam, e com isso aumentar o seu ranking olímpico. A dupla que havia se classificado as quartas-de-final do torneio ontem, ao vencer as irmãs Maria Clara e Carol, acabou sendo derrotada em trinta e sete minutos de jogo.

A partida começou bem equilibrada, com os dois times se alternando a frente do placar, até o empate em quinze pontos. A partir daí o bloqueio de Nicole Branagh fez a diferença e as americanas conseguiram abrir vantagem e fechar em 21-18. A derrota na primeira parcial abalou as brasileiras que acabaram errando muito no set seguinte e deixaram, novamente com dois bloqueios de Branagh, as americanas abrirem vantagem em 08-05. Com a diferença a seu favor as adversárias arriscaram mais no saque e em uma seqüência de sete pontos no final fecharam o jogo com 21-11.

A derrota deixou Renata e Talita com a quinta colocação em Paris. A dupla segue na próxima segunda-feira para Stavanger (Noruega) onde disputa o terceiro Grand Slam seguido.

Renata acompanha jogo do Brasil na Liga Mundial

Depois de ter confirmado nas areias do Champs de Mars a vaga nas quartas-de-final do Grand Slam de Paris a carioca Renata Trevisan aproveitou o fim do dia para acompanhar a seleção brasileira de vôlei indoor que veio até Paris para jogar o segundo fim-de-semana da Liga Mundial.

Ao chegar ao Palais Ominni du Sports a jogadora lembrou que a última vez em que acompanhou um jogo de seleção brasileira na quadra foi em 92, quando atuou como boleira em uma partida da seleção no Rio de Janeiro. “A muito tempo não tenho a oportunidade de ver um jogo de seleção no ginásio. Por isso, quando soube que eles jogariam aqui em Paris fiquei muito curiosa pra acompanhar ao menos um jogo”, comentou.

Apesar de ter ficado na torcida brasileira Renata não pode acompanhar o jogo até o fim. Com o compromisso hoje cedo dentro da sua quadra ela deixou o ginásio antes do fim do terceiro set. A seleção brasileira ainda venceu o set seguinte, mas acabou derrotada no tie-break.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Renata e Talita batem irmãs e estão a um jogo da semifinal

Foram precisos quarenta minutos para conseguir tirar a impressão deixada na Polônia, quando foram derrotadas duas vezes pelas irmãs Maria Clara e Carol. Mas, Renata e Talita souberam administrar a tensão normal de um jogo entre brasileiras e levaram a melhor no confronto válido pelas oitavas-de-final do Grand Slam de Paris.

Dominando a partida desde o inicio a dupla soube se impor e em nenhum momento esteve atrás do placar. Essa tranqüilidade foi fundamental para a vitória de Renata/Talita, que impuseram um 21-17 e 21-18 sobre as compatriotas e se classificaram para as quartas-de-final.

“Conseguimos impor um bom ritmo no jogo, mesmo assim no final do segundo set deixamos elas encostar. Isso tornou o jogo tenso. Mas conseguimos segurar a ansiedade e vencer a partida”, comentou a carioca Renata Trevisan após a emocionante disputa na quadra três do complexo armado no Champs de Mars.

O próximo desafio é de suma importância para a dupla, que precisa de uma vaga na semifinal para aumentar a sua pontuação no ranking olímpico. O jogo será contra as americanas Branagh/Youngs, as seis da manhã no horário de Brasília. Esse será o quinto jogo entre as duplas, e apesar das americanas liderarem o histórico (3-1), nessa temporada as duas duplas venceram uma partida cada.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Vitória sobre francesas encerra primeira fase

Apesar de ter sido disputado na quadra central do complexo armado no Champs de Mars o terceiro jogo de Renata/Talita no Grand Slam de Paris não valia para mais nada. Com os resultados do primeiro dia a dupla brasileira já entrou em quadra classificada as oitavas-de-final, enquanto suas adversárias – Faure/Sarpaux da França – também já estavam eliminadas.

Mesmo assim as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro entraram em quadra concentradas e venceram as donas da casa com duplo 21-16 em trinta e nove minutos. Sem dar chances pras adversárias desde o início do jogo Renata e Talita aproveitaram bem os contra-ataques e de forma impecável encerraram a sua participação na primeira fase do torneio: três vitórias e nenhum set perdido.

Agora elas voltam amanhã à quadra central para a primeira partida da fase eliminatória. Suas adversárias saíram do confronto entre Maria Clara/Carol e as cubanas Crespo/Ribalta. Com a vitória por dois sets a zero (21-16/21-19) as irmãs cariocas se recuperaram da derrota sofrida hoje cedo para Ana Paula e Shelda (2x0 – 21-18/21-11) e agora enfrentam Renata e Talita.

O jogo será uma espécie de tira-teima na temporada. As duas duplas já se enfrentaram seis vezes esse ano, com três vitórias pra cada lado, mas Maria Clara e Carol venceram os dois últimos confrontos no Circuito Mundial – em Stare Jablonki (Polônia).

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Renata/Talita atropelam russas e garantem 100% no primeiro dia

Com uma atuação impecável Renata e Talita bateram agora a pouco as russas Uryadova/Shiryaeva e garantiram a classificação a segunda fase do Grand Slam de Paris. O jogo que encerrou a programação da quadra dois do complexo montado na capital francesa teve apenas trinta e dois minutos de jogo.

No início da partida as russas demonstravam que deveriam complicar a vida da dupla brasileira, quando abriram logo de cara 2-0, mas após o empate em cinco pontos – com um ace de Renata – as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro foram dominando o jogo e aos poucos abrindo a diferença até fecharam em 21-15. Já no set seguinte foi a vez das brasileiras começarem abrindo dois pontos, diferença que foi ficando cada vez mais elástica até a confirmação da vitória em 21-13.

“Jogamos muito bem. Fizemos a partida ficar fácil pra gente quando fomos em todas as bolas. Acreditamos em cada ponto e com isso fomos construindo o placar”, analisou o técnico Abel Martins.

O resultado garantiu a classificação à segunda fase, mas as brasileiras precisam vencer amanhã as já eliminadas francesas Faure/Sarpaux para se assegurar como primeira colocadas no grupo H e se classificar assim automaticamente as oitavas-de-final do torneio.

Norueguesas vendem caro segundo set, mas brasileiras estréiam com vitória

Renata e Talita passaram pelo primeiro jogo do Grand Slam de Paris. Com uma vitória por dois sets a zero a dupla avança a segunda rodada para enfrentar as russas Uryadova/Shiryaeva, que também venceram na estréia contra as francesas.

O jogo teve o primeiro set completamente dominado pelas brasileiras, que após abrirem 11-07 viram as adversárias encostarem no placar (11-10) mas souberam manter a calma e abrir vantagem novamente até vencer por 21-16. Já na continuação o poder de superação foi importante. Após estarem perdendo por 06-10 Renata e Talita foram aos poucos tirando a diferença até o empate em dezessete pontos. Porém Maaseide/Glesenes voltaram a abri e tiveram dois set points a favor (20-18) não aproveitados. Com calma as brasileiras reverteram a situação ruim no placar, e em um ponto de saque de Renata venceram por 23-21.

Agora elas voltam à quadra as 12:30 (horário de Brasília) para enfrentar pela segunda vez as russas. No único confronto entre as duplas, ocorrido em 2005, a vitória foi de Renata/Talita por dois sets a zero (21-16/22-20).

- Dupla se solidariza com Juliana

Antes do jogo um grande susto. Quando chegavam ao complexo armado no Champs de Mars pela manhã Renata e Talita viram todo o procedimento de retirada de Juliana da quadra onde jogava sua primeira partida na etapa.

Juliana se machucou em um lance de jogo e teve que desistir de disputar a etapa parisiense. A jogadora teve uma entorse de joelho durante uma disputa de bola e teve que ser levada para o hospital aonde passará por exames para a constatação da lesão.

“Estamos na expectativa que não seja nada de grave. Ficamos na torcida pra que tenha sido apenas um susto grande sem maiores conseqüências”, comentou Talita. As jogadoras esperam até o fim do dia que novas notícias de Juliana cheguem para o alívio de todos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Dupla encabeça grupo H em Paris

Mesmo com o nono lugar de Berlim a dupla Renata/Talita continua entre as cabeças-de-chave do segundo Grand Slam da temporada. As jogadoras que encabeçam o grupo H conheceram hoje as suas adversárias na primeira fase (disputada em grupos de quatro times).

A estréia está marcada para as 07:30 (horário de Brasília) na quadra dois do complexo armado com a Torre Eiffel de fundo. O jogo contra as norueguesas Maaseide/Glesnes será o quarto entre as duplas, sendo que as brasileiras venceram dois confrontos – incluindo o único nessa temporada na Polônia – e perderam um. Ainda amanhã elas voltam a quadra para enfrentar as russas Uryadova/Shiryaeva, dupla que não enfrentam desde 2005 quando venceram no Aberto da África do Sul.

O último compromisso da primeira fase será um desafio a mais para as brasileiras, que terão que enfrentar a torcida local. Mas o retrospecto é favorável a Renata/Talita, que venceram todos os quatro jogos contra as francesas Faure/Sarpaux.

Renata e Talita treinam na “cidade luz”

Paris é a cidade que mais recebe turistas no mundo, mas para Renata e Talita que estão na cidade desde domingo a semana será de muito trabalho. Tentando afastar o mal resultado do ano anterior na cidade, quando não passaram da fase de grupos, a dupla já está em ritmo forte de preparação para a disputa do segundo Grand Slam do ano.

No próprio domingo, dia da chegada a Paris, as duas jogadoras foram até a arena montada no Champs de Mars para treinar com bola. Os treinos técnicos seguem até essa terça-feira, véspera da estréia no torneio, junto com a preparação física. A dupla que hoje cedo teve um compromisso burocrático – ir até a embaixada russa para providenciar o visto de entrada no país para a disputa do quatro Grand Slam do ano – logo mais a noite conhecerá suas adversárias no grupo da primeira fase.

“A primeira fase é importante para tentar sair em primeiro do grupo para não ter que jogar a primeira rodada da fase eliminatória. Mas com o equilíbrio do Circuito Mundial, qualquer jogo, até mesmo os da primeira fase, são complicados”, comentou Renata Trevisan. A jogadora espera ter o mesmo desempenho de Berlim, quando seu time ficou em primeiro no seu grupo com três vitórias por dois sets a zero, mas deseja ter mais sorte no sorteio dos cruzamentos da segunda fase. “Tivemos azar de ter um jogo contra Juliana e Larissa logo de cara. Espero ter mais sorte no sorteio dessa vez, mas antes disso tudo temos que pensar na primeira fase ainda”, completou.