sexta-feira, 27 de junho de 2008

Renata e Talita deixam a Noruega com o quinto lugar

Pela segunda semana consecutiva a dupla Renata/Talita deixa um Grand Slam do Circuito Mundial com a quinta colocação. E pela segunda vez a derrota foi diante de uma dupla norte-mericana.

Mas, ao contrário de Paris – quando foram derrotadas por Branagh/Youngs – dessa vez a derrota foi para as campeões olímpicas e favoritas Wlash/May. Em trinta e um minutos de partida as campeãs do mundo não tiveram dificuldade em se classificar à semifinal, vencendo a partida por dois sets a zero (parciais de 21-15 e 21-12). “Começamos bem, mas elas defenderam tudo. Aí ditaram o ritmo do jogo”, analisou a sul-mato-grossense Talita.

O resultado é considerado positivo pela dupla brasileira, apesar de não aumentar a pontuação da dupla no ranking olímpico. “Jogamos bem aqui na Noruega, isso é importante pra nos dar confiança para as próximas etapas”, completou a atleta.

Dupla espanta zebra mexicana e está nas quartas

As adversárias das oitavas-de-final eram novidade para Renata e Talita. Pela primeira vez a dupla brasileira iria enfrentar a dupla “sensação” dessa temporada, por ter conseguido bater times importantes durante as etapas do mundial: as mexicanas Candelas/Garcia.

Mesmo tendo estudado as adversárias através de vídeos e de ter assistido alguns jogos durante as outras etapas, Renata e Talita entraram em quadra bastante focadas, já que a estréia de um novo duelo costuma ser complicada. E foi justamente essa concentração que acabou resultando na vitória esmagadora sobre as adversárias. Sem dar chances as mexicanas, as atuais vice-líderes do ranking mundial, impuseram dois sets a zero – parciais de 21-13 e 2-12 – em apenas vinte e oito minutos de partida.

Com o resultado Renata/Talita avançaram as quartas-de-final do torneio, onde terão a difícil missão de quebrar a invencibilidade das campeãs olímpicas Walsh/May para chegarem a semifinal.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Adversárias nas oitavas saem amanhã

Ao contrário dos dois primeiros Grand Slams do ano, na Noruega a definição das adversárias das duplas pré-classificadas as oitavas-de-final sairá apenas no terceiro dia de disputa.

Com isso, Renata e Talita terão que esperar até amanhã para conhecer quem estará do outro lado da rede na estréia da fase eliminatória. As adversárias da dupla saem do confronto entre as mexicanas Candelas/Garcia e as russas Uryadova/Shiryaeva. Caso as mexicanas avancem será a primeira vez que Renata/Talita vão enfrentar a dupla que vêm surpreendendo pelos resultados sobre grandes times nessa temporada. Já se a vitória ficar do lado russo será o terceiro confronto entre as duplas, sendo que as brasileiras ganharam os jogos disputados em 2005, e na etapa de Paris, esse ano.

“São duas adversárias bem fortes. As russas nós ganhamos em Paris mas sabemos que é um time forte. Já as mexicanas vêm tendo resultados importantes sobre duplas cabeças-de-chave”, analisou Talita Antunes. Mas, independente do resultado do jogo da primeira rodada a jogadora está confiante em uma boa atuação de sua dupla.

Vitória sobre australianas garantiu primeiro lugar do grupo

A derrota de ontem, para as compatriotas Maria Elisa e Val, parece não ter abalado a confiança de Renata/Talita, que hoje conseguiram passar pelas australianas Barnett/Cook e garantiram a primeira colocação do grupo F.

Novamente as brasileiras não tiveram dificuldades em impor seu ritmo de jogo e precisaram de apenas trinta e cinco minutos para derrotar a campeã olímpica Natalie Cook e sua nova parceira Tamsin Barnett. Com as parciais de 21-17 e 21-18, Renata e Talita garantiram ainda a primeira colocação do grupo, e a conseqüente vaga antecipadas as oitavas-de-final do Grand Slam da Noruega.

Agora as jogadoras esperam o sorteio dos confrontos da primeira rodada da fase eliminatória para conhecer o confronto que decidirá suas adversárias na próxima fase da competição.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Derrota para compatriotas adia para amanhã a definição da classificação à segunda fase

Em um jogo disputadíssimo Renata e Talita conheceram a sua primeira derrota em uma fase de grupos de Grand Slam nessa temporada. Jogando contra Maria Elisa e Val a dupla chegou a vencer o primeiro set (23-21), mas acabou tomando a virada (21-13 e 13-15) e agora soma uma vitória e uma derrota no primeiro dia em Stavanger.

“O jogo foi muito disputado, mas tivemos a chance de fechar a partida quando estávamos ganhando de 13-11 o tie-break e não conseguimos fechar”, comentou a carioca Renata Trevisan. Agora ela sabe que a vitória sobre as australianas Barnett/Cook se tornou fundamental para a sua dupla.

Somente o resultado positivo no jogo de amanhã mantém a dupla com chances de brigar pelo primeiro lugar do grupo F. Para isso será necessário além da vitória, ou a derrota de Maria Elisa/Val para as italianas Gatelli/Perrotta, ou um melhor saldo de pontos que as adversárias. Caso consigam a liderança do grupo a dupla se classificaria automaticamente as oitavas-de-final. Se ficar em segundo ou em terceiro lugar, seriam obrigadas a disputar a primeira rodada da fase eliminatória.

Duelo brasileiro nas areias de Stavanger

Depois de estrearem com uma vitória em apenas trinta e três minutos sobre as italianas Gattelli/Perrotta, com parciais de 21-17 e 21-13, Renata e Talita terão um desafio caseiro na segunda rodada da fase de grupos do Grand Slam da Noruega.

A partir do meio-dia, horário de Brasília, elas enfrentam Maria Elisa e Val. As duplas nunca se enfrentaram em uma etapa do Circuito Mundial, e esse ano no Circuito Banco do Brasil também não estiveram de lado opostos da quadra. Mesmo assim, a boa fase da dupla que veio do qualifying é destacada por Talita. “Elas estão jogando muito bem. Começaram com bons resultados no circuito nacional e também tem obtido importantes conquistas no mundial”, comentou a sul-mato-grossense.

Os últimos confrontos entre as compatriotas foram em 2007. Foram quatro vitórias de Renata/Talita, mas as duas últimas disputadas em três sets.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Renata/Talita conhecem seu grupo em Stavanger

Foram definidos os grupos da primeira fase do Grand Slam da Noruega. Durante a realização do congresso técnico as jogadoras Renata e Talita conheceram as suas três primeiras adversárias.

A estréia será amanhã, as sete da manhã (horário de Brasília), contras as italianas Daniela Gattelli e Lucilla Perrotta. Apesar do último jogo ter sido disputado em três sets, as brasileiras venceram todos os sete confrontos entre as duplas. Depois as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro terão um confronto caseiro contra Maria Elisa e Val. Apesar de terem vencido os quatro jogos contra as compatriotas ano passado, esse ano as duplas ainda não se enfrentaram. “Elas estão em uma fase muito boa. Em Berlim fizeram um torneio muito bom e certamente será um jogo duríssimo”, analisou Talita Antunes.

A primeira fase será encerada em um tira-teima contra as australianas Natalie Cook e Tamsin Barnett. As duas duplas venceram dois dos quatro confrontos no histórico do Circuito Mundial. A última vitória, no Grand Slam de Berlim, ficou do lado das brasileiras.

Jogadoras treinam de olho na vaga olímpica

Faltando apenas três etapas que contam pontos para o ranking olímpico vai ficando cada vez mais próxima a definição da segunda dupla brasileira em Pequim. Como com a derrota frente Renata/Talita, em Paris, Maria Clara e Carol acabaram se despedindo da chance de disputar os Jogos restam apenas dois times na disputa: Renata/Talita e Ana Paula/Shelda.

Apesar da proximidade da data limite para se conhecer a dupla que fará companhia a Juliana/Larissa na China, Renata e Talita seguem concentradas a cada disputa do Circuito Mundial. “Sabemos que temos grandes adversárias na luta por essa vaga, mas estamos confiantes que vamos confirmá-la”, comentou Renata Trevisan. Ela e sua parceira Talita já estão na Noruega, onde disputam essa semana o terceiro Grand Slam da temporada. A etapa de Stavanger, que soma uma maior quantidade de pontos, é a primeira que pode matematicamente decidir a disputa, mas as jogadoras preferem não pensar nisso. “Vamos entrar em quadra com o mesmo pensamento de todas as outras etapas. Nem gostamos muito de saber de números. Prefiro que a gente entre e faça uma boa etapa sem se preocupar com isso, depois vamos ver como ficou a disputa”, disse Talita Antunes.

As jogadoras que chegaram ontem a cidade norueguesa fizeram apenas academia nessa segunda já que o frio, a chuva e principalmente o vento forçaram o adiamento do treino com bola que estava marcado para o fim da tarde. Mas, hoje cedo as duas foram as quadras externas do complexo montado para a etapa e fizeram o último treino antes da estréia de amanhã.