sábado, 5 de julho de 2008

Dupla encerra caminho olímpica com quarto lugar

Renata e Talita se despediram hoje do Circuito Mundial com o quarto lugar conquistado na etapa russa. A dupla que agora volta ao Brasil para se preparar para os Jogos Olímpicos só voltará a disputar uma etapa do mundial na Áustria, pouco antes da estréia em Pequim.

Na disputa pelo terceiro lugar as brasileiras acabaram derrotadas pelas chinesas Tian Jia e Wang. Após um primeiro set dominado pelas orientais (21-16), Renata e Talita chegaram a lidera boa parte do segundo, mas no finalzinho – após estarem vencendo por 19-17 – acabaram tomando a virada (23-21).

O resultado definiu as seis primeiras duplas cabeças-de-chave nos Jogos Olímpicos de Pequim. Renata/Talita irão encabeçar o grupo F da competição, e conhecerão suas adversárias através de sorteio que será realizado no dia 26 de julho, em Gstaad (Suíça).

Dupla disputará o bronze contra as chinesas

Ainda não foi dessa vez que Renata/Talita chegaram a uma decisão de Grand Slam (etapa do Circuito Mundial com premiação maior). A dupla brasileira foi derrotada na semifinal e disputará agora o bronze.

No jogo que abriu a rodada do feminino nesse sábado, Renata e Talita foram derrotadas pelas norte-americanas Branagh/Youngs. As adversárias dominaram a partida e conseguiram fechar o jogo em trinta e sete minutos, com parciais de 21-17 e 21-14. Com o resultado as vice-líderes do ranking mundial voltarão a quadra para a disputa do bronze.

Tentando chegar ao pódio na capital russa, as brasileiras irão enfrentar a principal dupla chinesa: Tian Jia/Wang. Essa será a décima vez que as duplas se enfrentam, e Renata/Talita levam pequena vantagem no confronto – são cinco vitória e quatro derrotas. Nessa temporada esse duelo ocorreu apenas uma vez, na primeira etapa do ano – em Adelaide (Austrália) – e a vitória ficou com as brasileiras por dois sets a zero (21-19/21-17).

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Renata e Talita vencem duelo brasileiro e confirmam vaga em Pequim

Renata e Talita se classificaram agora há pouco pela primeira vez a uma semifinal de Grand Slam. A dupla bateu as compatriotas Maria Elisa e Val por dois sets a zero e alcançou as finais na capital russa.

O jogo foi bastante disputado. No primeiro set a partida seguiu equilibrada até o empate em oito pontos, quando as adversárias abriram dois pontos. Depois de uma seqüência de três pontos, Renata e Talita retomaram a frente do placar (13-12) e conseguiram ir abrindo vantagem até fechar em 21-18. No set seguinte a vitória veio ainda mais suada. Depois de estarem perdendo por 2-5 e de recuperarem a frente do placar por 7-5, Renata/Talita deixaram as adversárias abrir novamente (13-16), mas souberam ter a calma necessária para buscar o resultado e fechar o jogo (21-19).

“Foi melhor do que esperávamos. Nunca fizemos uma semifinal em Grand Slam, e nos últimos torneios tivemos cruzamentos difíceis. Essa semifinal veio na hora mais importante”, vibrava Talita Antunes com a vitória e com a confirmação da vaga em Pequim. É que com a derrota de Ana Paula/Shelda, que deixam a competição com o quinto lugar, Renata e Talita estão matematicamente classificadas aos Jogos Olímpicos. Para Renata Trevisan o momento de euforia com a confirmação da vaga é indescritível. “É muita emoção. Muita felicidade. Acho que a ficha não caiu direito. Eu, Talita, Abel (técnico) e Filipe (auxiliar técnico) nos abraçamos e choramos. Estamos ligando pra todo mundo pra contar”, comentou eufórica a jogadora.

Mas tanta festa tem hora marcada para acabar, ao menos hoje. É que as quatro da madrugada, dessa sexta pra sábado, a dupla volta a quadra central em Moscou para a disputa da semifinal contra as americanas Branagh/Youngs.

Vitória sobre alemãs coloca dupla nas quartas-de-final

Acreditar sempre. Esse foi o caminho para que Renata e Talita chegassem as quartas-de-final da etapa russa do Circuito Mundial. Apesar do retrospecto favorável as adversárias, que haviam vencido quatro dos cinco confrontos anteriores, dessa vez quem saiu com a vitória da partida mais uma vez foram as brasileiras.

O jogo foi bastante disputado, e a vitória no primeiro set (23-21) parece ter sido a chave para que Renata/Talita conseguissem avançar no torneio. Na seqüência da partida um placar menos apertado (21-18) e a confirmação da vaga nas quartas-de-final.

Agora elas voltam a ter um desafio brasileiro – Renata e Talita venceram as irmãs Maria Clara e Carol na primeira rodada do torneio. O jogo que vale uma vaga na semifinal será contra Maria Elisa e Val. Essa será a segunda vez que as duplas se enfrentam nessa temporada. Na semana passada, em Stavanger, a vitória ficou com as adversárias (2x1) na fase de grupos.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Desafio para avançar as quartas-de-final

Renata e Talita terão um grande desafio para chegar as quartas-de-final do Grand Slam de Moscou. A dupla conheceu agora há pouco as suas adversárias no primeiro jogo da fase eliminatória da competição. Com a vitória por dois sets a zero (21-18/21-15) sobre as japonesas Teru Saiki/Kusuhara, a dupla alemã Pohl/Rau conquistou a vaga nas oitavas-de-final.

Mesmo sem ter que voltar à quadra hoje, Renata e Talita foram até a arena montada no Victory Park para assistir a partida que definiu as suas adversárias, e apesar do retrospecto favorável as adversárias – são quatro vitórias alemãs e apenas uma brasileira – estão confiantes para a partida. “Elas são um time bom, bastante alto. Mas acreditamos que o saque vai ser fundamental para a vitória, e sacamos bem nos dois primeiros jogos”, comentou Talita Antunes.

A dupla precisa chegar até as semifinais para aumentar sua pontuação no ranking olímpico, e conquistar um lugar no pódio para confirmar a vaga em Pequim sem depender dos resultados das adversárias.

Adversárias nas oitavas saem daqui a pouco

A surpreendente derrota de virada para as suíças Kuhn/Schwer não alterou os classificados do grupo D, mas Renata/Talita precisam agora se recuperar para avançar as quartas-de-final do Grand Slam da Rússia. Depois de vencerem facilmente o primeiro set (21-16), a dupla brasileira relaxou e acabou perdendo o segundo por 22-20. No tie-break mais uma nova derrota apertada (15-13).

Para a disputa das oitavas-de-final a dupla irá conhecer daqui a pouco, onze hora no horário de Brasília, as suas adversárias. O confronto entre as japonesas Teru Saiki/Kusuhara e as alemãs Pohl/Rau define a dupla que estará do outro lado da rede na segunda rodada da fase eliminatória.

A chave que a dupla tentará chegar a sua primeira semifinal de Grand Slam porém é bastante complicada. Além desse primeiro jogo, já estão nessa parte da chave eliminatória as três duplas americanas: Branagh/Young, Boss/Ross e Wacholder/Turner.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Renata e Talita garantem primeiro lugar do grupo

Antes mesmo de disputar o terceiro jogo da fase de grupos do Grand Slam de Moscou Renata/Talita garantiram o primeiro lugar do grupo D, e a conseqüente classificação antecipada as oitavas-de-final da competição.

O resultado veio com as duas vitórias da dupla nos jogos de hoje. Depois de estrearem contra as compatriotas Maria Clara/Carol (21-19/21-14), Renata e Talita voltaram a vencer por dois sets a zero o segundo jogo. Contra as norueguesas Hakedal/Torlen as parciais foram ainda mais fáceis. Dominando a partida as brasileiras não tiveram dificuldades em impor 21-14 e 21-16.

O jogo de amanhã, contra as já eliminadas Kuhn/Schwer (Suíça), só contará para a definição da localização da dupla na chave da segunda fase do torneio. Renata/Talita, que só perderam um jogo para as adversárias em cinco vezes que as duplas se enfrentaram, lutam para conseguir mais uma vitória por dois sets a zero e assim tentar escapar de cruzamentos mais fortes.

A dupla dedicou as vitórias de hoje ao técnico Abel Martins, aniversariante do dia.

Vitória na estréia anima dupla para segundo jogo

Renata e Talita estrearam no Grand Slam de Moscou com uma importante vitória sobre as irmãs Maria Clara e Carol. Pela segunda vez consecutiva as vice-líderes do ranking mundial bateram as compatriotas por dois sets a zero.

Apesar do primeiro set bastante disputado (21-19), foram preciso trinta e oito minutos para que a dupla conquistasse a primeira vitória no grupo D. Com o placar favorável na primeira parcial, Renata e Talita não deram chances as adversárias na seqüência, e fecharam o jogo com 21-14.

A dupla volta à quadra em Moscou, as dez da manhã no horário de Brasília, para seu segundo desafio. O jogo contra as norueguesas Hakedal/Torlen será o quinto no histórico do confronto, e as brasileiras têm o retrospecto favorável com três vitórias e apenas uma derrota. Mesmo assim, Talita não espera uma partida fácil: “Elas estão numa boa fase. Semana passada ficaram em quinto e por pouco não venceram a Ana/Shelda. Temos que entrar concentradas para garantir logo a vaga na segunda fase”.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Duelo brasileiro abre o grupo D

Com o pódio como principal objetivo na etapa russa do Circuito Mundial – já que o resultado classifica matematicamente a dupla à Pequim - Renata e Talita estréiam amanhã contra velhas conhecidas. Pela oitava vez, quinta só no mundial, no ano a dupla enfrentará as irmãs Maria Clara e Carol.

O jogo que envolve as duas melhores duplas do grupo D foi colocado como o primeiro pelos organizadores do evento e está marcado para as quatro e meia dessa madrugada (no horário de Brasília). Apesar de levarem desvantagem no histórico do confronto em etapas do Circuito Mundial, Renata e Talita lideram o histórico em 2008 com quatro vitórias e três derrotas. Na última vez em que as duplas se enfrentaram, no Grand Slam de Paris, as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro saíram com a vitória (2x0 – 21-17/21-18).

“Jogar contra Maria Clara e Carol é sempre complicado. Elas formam uma boa dupla e por nos enfrentarmos tanto acabamos conhecendo muito bem o jogo uma de cada. Por isso toda atenção nesse tipo de jogo é necessária”, analisou Renata Trevisan.

Ainda amanhã, as dez da manhã, ela e sua parceira voltam a quadra para o segundo jogo da fase de grupos, contra as norueguesa Hakedal/Torlen. O último jogo dessa primeira fase será contra as suíças Kuhn/Schwer.