quarta-feira, 16 de julho de 2008

Jogadoras de olho na poluição de Pequim

Apesar de nunca terem jogado na capital chinesa Renata e Talita conhecem bem o nível de poluição do país sede da próxima Olimpíada. Um dos principais problemas da cidade que receberá os Jogos em agosto é o nível de poluição do ar, e por jogarem um esporte a céu aberto a dupla preferiu se prevenir de possíveis problemas durante a disputa olímpica.

No mesmo dia em que foi divulgado que Pequim não conseguiu atingir os níveis desejados em um teste sobre a diminuição da poluição na capital chinesa a dupla Renata/Talita esteve em Saquarema para um teste específico. As jogadoras foram nessa segunda ao Centro de Desenvolvimento do Vôlei Brasileiro onde fizeram um teste para detectar possíveis distúrbios respiratórios. Mas, felizmente as duas não apresentaram nenhuma alteração o que as deixou mais aliviadas sobre a possibilidade de terem incômodos em Pequim.

Mesmo assim o assunto ainda repercute entre as atletas. “Não conhecemos Pequim, mas sempre jogamos na China. Em Xangai sentimos a diferença por conta do ar poluído, e falam que em Pequim o problema ainda é mias grave. Mas, isso nunca nos trouxe problemas maiores”, explicou Talita Antunes.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional a maior preocupação é com esportes onde o atleta fica mais tempo exposto aos poluentes na atmosfera. Estudos realizados pelo COI não colocam o vôlei de praia entre os de maiores riscos, mesmo assim a entidade afirma que o comitê organizador dos Jogos está fazendo um bom trabalho para a diminuição dos problemas.