sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Virada espetacular coloca Renata/Talita nas quartas

Um jogo para testar os corações dos torcedores brasileiros. Foi assim as oitavas-de-final entre Renata/Talita e as norueguesas Maaseide/Glesnes.

Apesar de terem começado bem o jogo, quando lideraram por 03-01, as brasileiras tiveram um duelo equilibrado com as adversárias até o empate em cinco pontos. Foi quando um erro do juiz desconcentrou as brasileiras, que não se encontraram mais no set e foram facilmente derrotadas por 21-12.

Quando a derrota parecia inevitável, com as norueguesas vencendo o segundo set por 19-17, começou umas das viradas mais espetaculares dessa Olimpíada. Com quatro pontos seguidos, dois deles em bloqueio da sul-mato-grossense Talita, a dupla verde-e-amarela fechou o segundo set (21-19) e forçou a realização do set desempate.

No tie-break novamente as européias abriram vantagem (05-02), mas com um jogo completamente diferente do apresentado até então Renata e Talita dominaram pela primeira vez o jogo e fecharam a partida com 15-13.

A atuação de Talita no momento decisivo do jogo rendeu elogios de sua parceira. “Não jogamos bem, mas Talita foi perfeita na hora de decisão”, comentou a carioca Renata Trevisan ao término do jogo. Já Talita adotou um discurso mais cauteloso: “Precisamos melhorar muito pra seguir na competição”.

O resultado coloca a dupla de estreantes em Jogos Olímpicos nas quartas-de-final da competição. No jogo que vale vaga na semifinal elas enfrentam as australianas Barnett/Cook. O confronto entre as duplas é equilibrado, com as brasileira tendo vantagem de 3-2 no histórico, mas nas duas vezes que se enfrentaram nessa temporada (Berlim e Stavanger) a vitória foi de Renata/Talita.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Renata e Talita terminam a primeira fase invictas

Foi suado, mas Renata e Talita conseguiram terminar a primeira fase do torneio olímpico com aproveitamento de cem por cento. Com três vitórias em três jogos, e apenas um set perdido – na estréia contra as mexicanas Candelas/Garcia – a dupla brasileira avançou as oitavas-de-final com o primeiro lugar do grupo F.

O jogo de hoje, contras as gregas Karantasiou/Arvaniti, era apenas para cumprir tabela. Classificadas à segunda fase e com o primeiro lugar do grupo garantido, Renata/Talita relaxaram em quadra e com isso deixaram as gregas, que apesar de eliminadas precocemente tiveram boa atuação, dominar as parciais nos dois sets. Apesar disso, as brasileiras souberam impor seu ritmo de jogo nos momentos decisivos da partida e conseguiram a segunda vitória seguida em dois sets.

No primeiro as gregas dominaram o placar até estarem em vantagem por 17-15, mas uma virada de bola no ataque, seguida de um contra-ataque de Renata e um bloqueio de Talita colocaram as brasileiras na frente (18-17). Mesmo assim, com um erro da sul-mato-grossense, as adversárias voltaram a liderar o placar. Mas, foi justamente a atleta de Aquidauana que com um ace encerrou o primeiro set (22-20).

Já na parcial seguinte as brasileiras abriram no começo mas com alguns erros na recepção permitiram a vantagem para a Grécia (13-09). Mantendo a calma as brasileiras buscaram ponto a ponto e em dois bloqueios de Talita fecharam o jogo com 21-19.

“Não jogamos bem hoje. Mas foi importante a vitória para mostrar que saímos de situações desfavoráveis no jogo”, analisou Talita Antunes. Ela e sua parceira agora enfrentam as norueguesas Maaseide/Glesnes – as nove da manhã dessa sexta-feira, na estréia da fase eliminatória da competição. Essa será a quinta vez que as duplas se enfrentam e as brasileiras lideram o histórico do confronto com três vitórias e uma derrota.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vitória garantiu primeiro lugar do grupo F

Renata e Talita conquistaram essa noite na arena montada no Chaoyang Park à classificação as oitavas-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas, a vitória por dois sets a zero sobre as irmãs Schwaiger valeu ainda a garantia do primeiro lugar do grupo F.

A vitória confirmou o favoritismo da dupla brasileira, que havia vencido cinco dos sete confrontos disputados entre as duplas antes da partida dessa noite de terça em Pequim. Mesmo começando o primeiro set com desvantagem no placar – as austríacas abriram 08 a 06 – as jogadoras mantiveram a calma e conseguiram uma seqüência de cinco pontos que as deixou em boa vantagem pra confirmar a vitória por 21-18. Já no segundo set as brasileiras abriram vantagem logo no início, e mesmo com as adversárias encostando no placar por duas vezes mantiveram o ritmo de jogo e fecharam a partida em 21-19.

“Fizemos um bom jogo. Mesmo cometendo alguns erros soubemos manter a calma nos momentos importantes da partida”, analisou o técnico da dupla – Abel Martins. Agora, elas voltam à quadra na quinta-feira (uma da manhã no horário de Brasília) apenas para cumprir tabela com as já eliminadas Karantasiou e Arvaniti, da Grécia.

Renata e Talita preparadas para o segundo desafio

Depois da vitória na estréia, contra as mexicanas Candelas/Garcia, a dupla brasileira de vôlei de praia Renata/Talita encara logo mais seu segundo jogo da fase de grupos do torneio olímpico.

O próximo desafio será contra as irmãs austríacas Schwaiger. Apesar de serem consideradas favoritas, as brasileiras preferem ter cautela quanto as projeções. “Já jogamos muitas vezes contra elas (austríacas), mas sempre é um jogo bastante disputado. Além disso estamos em uma Olimpíada e todo mundo se preparou muito para esse momento. Elas ganharam o primeiro jogo contra as gregas, que eram favoritas, isso mostra o equilíbrio entre os times”, analisou a carioca Renata Trevisan. Mas, apesar da cautela, as jogadoras que foram cedo à arena no Chaoyang Park para fazer um treino leve, já que o jogo faz parte apenas da programação noturna, estão confiantes em uma boa atuação.

Só nessa temporada as duplas se enfrentaram quatro vezes. Em todas as partidas a vitória foi verde-e-amarela.

domingo, 10 de agosto de 2008

Estréia com vitória

A conquista da primeira vitória olímpica foi suada, mas Renata e Talita estrearam nos Jogos de Pequim com o placar favorável de dois sets a um. O resultado não garantiu a dupla a primeira colocação do grupo, já que as irmãs austríacas Schwaiger venceram sua partida sem perder um set, mas colocou as duas duplas – que se enfrentam na próxima terça – em igualdade de pontos.

O nervosismo da estréia parece ter tomado conta da dupla brasileira que no primeiro set cometeu erros em momentos importantes e acabou derrotada pelas mexicanas Candelas e Garcia por 21-18. Mas, a partir da segunda parcial Renata/Talita mostraram porque são consideradas uma das duplas fortes do torneio olímpico. Em uma atuação impecável de Talita as brasileiras empataram o jogo quando marcaram 21-16. No set desempate, mantendo o ritmo e contanto ainda com a ajuda de erros não forçados das adversárias, o placar favorável de 15-08 e a confirmação da vitória por dois sets a um.

“Entramos um pouco tensas pela estréia e também elas mudaram a tática para essa partida”, explicou a sul-mato-grossense Talita. Em coro, sua parceira lembrou o quase ineditismo do confronto: “Foi apenas a segunda vez que as enfrentamos”. Apesar de terem estudado minuciosamente as oponentes as brasileiras destacaram como um dos pontos fortes da estréia o fato de terem sido surpreendidas pelo jogo adversário e a capacidade de se adaptar durante a partida.