sábado, 7 de junho de 2008

Abatidas Renata/Talita perdem e ficam com quarto lugar

A derrota cedo para Ana Paula e Shelda parece ter abalado a confiança de Renata e Talita. A dupla que disputou o terceiro lugar contras as compatriotas Maria Clara/Carol foi derrotada pela segunda vez pelas irmãs na mesma etapa e deixa a competição com o quarto lugar.

Nos dois sets as filhas de Isabel estiveram boa parte do jogo a frente do placar, mas as vice-líderes do ranking brasileiro conseguiram buscar a diferença. Assim como no primeiro set, quando após estarem perdendo por quatro pontos de diferença Renata/Talita empataram a partida em quinze pontos, na segunda parcial Maria Clara e carol abriram três pontos de vantagem e deixaram as rivais empatarem em dezenove pontos. Mas com bastante dificuldade em confirmar suas viradas de bola Renata e Talita foram derrotadas por 21-19 e 22-20.

O resultado garantiu a primeira medalha na temporada para as rivais que agora somam 2.920 pontos no ranking olímpico. Renata e Talita ainda mantêm a segunda posição (4.320), mas terão a diferença diminuída para Ana Paula e Shelda que poderão chegar a 3.000 pontos caso conquistem a medalha de ouro.

Derrota coloca dupla na disputa do terceiro lugar

Renata e Talita não vêm tendo sorte nos jogos contra brasileiras. Em uma etapa impecável contra as estrangeiras a dupla teve seu segundo revés, e mais uma vez à derrota foi para compatriotas.

Depois de terem perdido as quartas-de-final ontem para Maria Clara e Carol, e de ter se recuperado na repescagem, as vice-líderes do ranking brasileiros disputaram a semifinal contra Ana Paula e Shela – suas rivais pela segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. Dominadas durante todo o jogo Renata/Taltia chegaram a esboçar uma reação no fim do primeiro set, quando empataram em dezoito pontos após estarem perdendo por 13-18. Mas, a reação não impediu as rivais de fecharem a primeira parcial em 21-19. No segundo set os 3-0 impostos mostravam que as veteranas Ana e Shelda estavam mesmo dispostas a se classificar a decisão da etapa polonesa, e ampliando a vantagem impuseram 21-13 sobre as rivais.

Com o resultado Renata e Talita não conseguiram aumentar sua pontuação olímpica, e lutam agora pela medalha de bronze contra as irmãs Maria Clara e Carol. O jogo será a chance de devolver a derrota sofrida ontem (2x1) e de ao menos impedir uma das duplas que lutam pela vaga em Pequim de somarem muitos pontos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Renata e Talita se recuperam e disputam semifinal caseira

Derrotadas nas quartas-de-final por Maria Clara e Carol, Renata/Talita foi a única dupla brasileira que teve que entrar em quadra duas vezes nessa sexta na etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Jogando pela repescagem elas travaram um duelo contra as alemãs Brink-Abeler e Jurich que valia a vaga na semifinal. Mais tranqüilas do que no primeiro jogo do dia as brasileiras conseguiram vencer a partida em apenas 30 minutos, com parciais de 21-19 e 21-14. “Fizemos com que esse segundo jogo fosse tranqüilo. Não erramos tanto contra-ataques como no jogo contra a Maria Clara e Carol”, comentou a sul-mato-grossense Talita.

O resultado recolocou a dupla na disputa pelo título da competição. Agora elas enfrentam as compatriotas Ana Paula e Shelda em uma das semifinais do torneio. Esse será o sétimo confronto entre as rivais nessa temporada e servirá como tira-teima entre as duplas. Renata e Talita venceram três dos quatro jogos válidos pelo Circuito Mundial, mas Ana Paula e Shelda venceram os dois confrontos que ocorreram no Brasil.

O jogo amanhã é importante inclusive para a classificação olímpica, já que Renata e Talita precisam chegar a decisão para aumentar sua pontuação no ranking que define as duplas em Pequim, e uma vitória colocaria as rivais com uma pontuação mais baixa.

Agora é na repescagem

Renata e Talita não conseguiram manter o bom ritmo dos dois primeiros dias de disputa da etapa polonesa do Circuito Mundial e foram derrotadas agora a pouco pelas compatriotas Maria Clara e Carol em jogo que teve mais de uma hora de duração.

O jogo foi complicado para a dupla desde o início, quando foram derrotadas no primeiro set por 21-15. Mas a virada parecia estar desenhada quando, após estarem perdendo de 18-20 no segundo, conseguiram vencer com 25-23. No tie-break a conquista da vaga na semifinal esteve ainda mais perto, quando em um começo impecável a dupla abriu 07-03. Mas, a partir de então, foram apenas cinco pontos a favor e doze contra. A virada das irmãs (15-12) rendeu a elas a vaga na primeira semifinal da temporada.

Mesmo com a derrota Renata e Talita ainda tem chances de disputarem o título. Mas, para isso elas terão que passar pelas alemãs Rieke Brink-Abeler e Hella Jurich, em jogo eliminatório marcado para uma da tarde (horário de Brasília). A vitória é muito importante para a dupla que viu suas rivais pela segunda vaga nos Jogos de Pequim chegar a semifinal do torneio. Maria Clara/Carol e Ana Paula/Shelda, que venceram as americanas Turner e Wacholder, esperam a definição da repescagem para conhecer suas próximas adversárias.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Técnico acredita em jogo equilibrado amanhã

O duelo brasileiro que define uma das semifinalistas da etapa da Polônia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia promete ser um dos jogos mais disputados da chave feminina. Renata/Talita e Maria Clara/Carol se enfrentam pela quinta vez na temporada – foram três partidas no circuito brasileiro e uma no mundial até agora.

Apesar de estarem em desvantagem no histórico dos confrontos internacionais entre as duplas (duas vitórias e três derrotas), Renata e Talita venceram três dos quatro jogos em que pegaram as compatriotas nessa temporada, incluindo a vitória na semana passada em Barcelona por dois sets a zero.

Mas, nem esse retrospecto favorável no ano coloca a dupla como favorita. Ao menos para o técnico Abel Martins. “O jogo de amanhã não tem favorito. Fizemos bons jogos até agora na etapa, mas Maria Clara e Carol também estão jogando muito bem”, analisou o treinador que acredita ainda que a presença do marido de Maria Clara e do namorado de Carolina, o ex-tenista Gustavo Kuerten, serve como motivação para as adversárias.

Mesmo assim Abel acredita no potencial de sua dupla para alcançar mais um final four – nessa temporada já foram três. “Vamos com tudo amanhã!”, disse, completando que a sua dupla precisa focar bem no seu jogo para não deixar as oponentes jogarem soltas.

Renata e Talita continuam imbatíveis na etapa

Três jogos e três vitórias, sem perder um set sequer. Essa é a campanha de Renata e Talita nos dois primeiros dias de disputa do Aberto da Polônia de Vôlei de Praia. Seguindo os bons resultados do primeiro dia, a dupla conquistou hoje cedo à vaga nas quartas-de-final do torneio.

Depois de atropelarem as polonesas na estréia em vinte e nove minutos, e de passarem pelas gregas em trinta e nove, as jogadoras voltaram à arena montada na cidade de Stare Jablonki para disputar a terceira rodada. E mais uma vez, sem chances para as adversárias, venceram a partida por dois sets a zero, em trinta e seis minutos de jogo.

No início da partida as duplas seguiram confirmando a virada de bola até o empate em oito pontos. Foi quando Renata/Talita abriram vantagem pela primeira vez (10-08). Com a calma necessária, obtida com o placar, a dupla só foi ampliando a diferença até que na metade do set já tinham cinco pontos na frente (15-10). Depois, foi só administrar até completar a parcial em 21 a 15. Já no segundo set elas abriram logo de cara (4-1), e mesmo com uma pequena reação das adversárias – que ficaram apenas um ponto atrás do placar – mantiveram o bom desempenho e voltaram a abrir em 8-3. A partir daí a partida ficou toda nas mãos das brasileiras que impuseram novamente o mesmo placar do primeiro set para confirmar a vitória.

“Estamos jogando bem. Elas vinham empolgadas de terem conseguido duas vitórias no primeiro dia, o que não tinham a muito tempo, mas soubemos aproveitar bem nossas bolas e principalmente ser eficiente nos contra-ataques”, comentou Renata.

Para o próximo desafio, que vale a vaga na semifinal, a dupla espera conseguir empatar o histórico do confronto em etapas do Mundial frente as irmãs Maria Clara e Carol. As filhas da ex-jogadora Isabel lideram com três vitórias e duas derrotas, mas na última vez em que houve o confronto – semana passada em Barcelona – Renata e Talita levaram a melhor.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jogadoras comentam a escolha do Rio como finalista para Olimpíada de 2016

Elas sonham em disputar a sua primeira Olimpíada em Pequim, esse ano, mas Renata e Talita vibraram com a escolha do COI sobre as finalistas para sediar os Jogos de 2016. As jogadoras que treinam na cidade do Rio de Janeiro ficaram felizes com a inclusão da cidade entre as quatro finalistas, ao lado de Madrid, Tóquio e Chicago.

A dupla que esse ano esteve em três cidades que já receberam uma edição de Jogos Olímpicos – Atenas, Barcelona e Seul – sabem da importância da competição e do quanto sediar uma edição significa para a cidade. A infra-estrutura montada para os Jogos foi visitada nessas escalas do tour mundial do time, e Renata e Talita puderam observar de perto o incremento da formação esportiva depois que a Olimpíada passou pelas cidades.

Com chances de se classificar pela primeira vez para uma edição olímpica elas planejam até quem sabe encerrar a carreira na cidade. A carioca Renata lembra que o time foi montado visando as Olimpíadas de Pequim-08 e Londres-12, mas se empolga com a possibilidade de jogar na sua cidade natal. “Gostaria muito de encerrar a carreira jogando a Olimpíada em casa, pois acho que por conta da idade essa seria a última”, comentou a jogadora. Para Talita participar de uma edição no país seria especial. “Qual atleta brasileiro não gostaria de jogar uma Olimpíada, ainda mais com ela sendo no nosso país”, lembrou a jogadora do Mato Grosso do Sul sobre a importância para todo país da realização do evento.

Sobre as chances do Rio em conquistar o direito de sediar os Jogos Olímpicos as duas sabem que ainda há muita coisa a ser feita. Mas, confiante Renata acredita na capacidade de realização do país: “Acredito que o tempo é o necessário para transformar o Rio para receber o mundo inteiro”. A experiência na realização bem sucedida dos Jogos Pan-Americanos no ano passado é apontada por ambas como um ponto positivo à candidatura carioca. “O Rio tem que melhorar muita coisa, mas o Pan já ajudou”, completou Talita.

A escolha final da sede olímpica de 2016 acontece no dia 02 de outubro do ano que vem.

Renata e Talita passam com 100% no primeiro dia

Foram preciso apenas uma hora e oito minutos em quadra para que Renata e Talita conseguissem as duas primeiras vitórias na etapa da Polônia e a classificação à terceira rodada da competição.

Depois de atropelarem as anfitriãs Brzostek/Sowala, em apenas vinte e nove minutos, com parciais de 21-05 e 21-13 as jogadoras voltaram as quadras externas do complexo montado em Stare Jablonki para enfrentar as gregas Koutroumanidou e Tsiartsiani. O jogo que durou dez minutos a mais que o primeiro teve as brasileiras dominando a partida, e mesmo quando no primeiro set as européias chegaram a encostar no placar, depois de estarem perdendo por 19-16, Renata/Talita mantiveram a calma e fecharam o set com 21-19. Na seqüência uma parcial mais folgada (21-15) e a confirmação da vaga.

Para vencer a partida de amanhã, e seguir na briga para chegar a quarta final da temporada, a dupla espera repetir a boa atuação de hoje. “Fizemos duas belas partidas. O mais importante amanhã é se preocupar com o nosso time, com a virada de bola”, comentou Talita sobre o jogo contra as norueguesas Susanne Glesnes e Kathrine Maaseide. As duplas já se enfrentaram duas vezes no circuito mundial, com uma vitória para cada lado. Em 2006, no Canadá, a vitória foi das brasileiras por dois sets a zero, mas no ano passado, no mesmo país, a dupla da Europa levou a melhor. Em jogo disputado em três sets o equilíbrio ficou claro nas parciais: 19-21, 34-32 e 15-09.

Dupla atropela anfitriãs e pega gregas na seqüência

Foram precisos menos de trinta minutos para que Renata e Talita ganhassem sua primeira partida na etapa da Polônia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino.

Cabeças-de-chave número um do torneio as brasileiras atropelaram a dupla convidada da organização Monika Brzostek e Karolina Sowala. No primeiro set uma vitória esmagadora (21-05), e com isso um natural relaxamento para o set seguinte, que mesmo assim foi facilmente vencido por 21-13.

Com o resultado a dupla avançou a segunda rodada do torneio onde enfrentará as gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani. O histórico do confronto é favorável as brasileiras, que venceram dez dos doze confrontos e não perdem para as adversárias desde julho de 2005. Mesmo assim elas sabem que é necessário manter o foco para a próxima partida, afinal no último encontro entre as duplas – ano passado em Klagenfurt - a vitória veio em um tie-break bastante disputado (18-16).

terça-feira, 3 de junho de 2008

Renata e Talita querem mais uma final

Depois de alcançarem a decisão de uma etapa do Circuito Mundial pela terceira vez nessa temporada, semana passada em Barcelona, Renata e Talita querem conseguir manter o bom ritmo e conquistarem mais pontos no ranking que define as duplas brasileiras nos Jogos de Pequim.

“Semana passada conseguimos nosso objetivo que é de estar chegando as finais. Esperamos repetir esse resultado agora na Polônia, afinal é o único resultado que melhora nossa pontuação pra Olimpíada, e quem sabe ficar com o ouro”, comentou a sul-mato-grossense Talita Antunes. Ela e sua parceira, a carioca Renata, já estão na cidade de Stare Jablonki desde domingo, e nessa segunda e terça treinaram para a sexta parada do tour internacional.

As jogadoras, que como cabeças-de-chave número um do torneio estréiam contra as anfitriãs Monica Brzostek e Karolina Sowala (dupla convidada da organização), nunca conseguiram uma medalha em etapas polonesas. Nas duas primeiras vezes em que houve disputas femininas no país a competição foi realizada em Varsóvia, e os resultados das vice-líderes do ranking brasileiro foram um 13º lugar em 2006 e um 04º lugar no ano passado. Mesmo com o retrospecto as jogadoras acreditam que quebrarão esse tabu, e terão ajuda da ausência de duplas importantes no circuito para tentar alcançar o pódio.

As adversárias na estréia nunca haviam jogado no Circuito Mundial até semana passada, quando foram derrotadas na primeira rodada do qualifying em uma disputa caseira contra Urban/Wiatr.