sábado, 29 de março de 2008

Renata e Talita vão em busca do quinto título

O começo desse domingo pode ser especial para Renata e Talita. A dupla que chega a sua nona decisão de título em Circuito Mundial espera repetir a campanha de Cingapura, segunda etapa de 2007, quando perderam nas quartas-de-final e depois venceram as chinesas Tian Jia/Wang na decisão.

A campanha até agora, na etapa australiana, é a mesma. Derrotadas nas quartas-de-final por Juliana e Larissa elas tem nessa madrugada a chance de devolver o resultado na disputa pelo título. Para conquistar a quinta medalha de ouro em etapas do mundial o técnico Abel Martins aposta em uma partida impecável. “Jogamos muito bem a semifinal. A Renata superou as dores e jogou bem e a Talita foi um monstro no bloqueio. Se jogarmos com esse mesmo espírito podemos levar o título”, analisou.

A maior preocupação do time porém é como Renata estará fisicamente para o jogo. “No primeiro jogo de hoje (ontem) doeu bastante e joguei no sacrifício. Mas no segundo por incrível que pareça não doeu nada” disse a jogadora que espera acordar melhor hoje para conseguir apresentar o seu melhor jogo na decisão. “Será uma partida difícil, mas se tivermos focadas e com saque e bloqueio bons acredito que podemos ganhar”, completou.

Reencontro na final

Superação! Essa certamente é a palavra que define o sábado de Renata e Talita em Adelaide (Austrália). As vice-líderes do ranking olímpico brasileiro tiveram que superar as adversárias e a lesão no pé de Renata para conquistar a vaga na decisão da primeira etapa do Circuito Mundial em 2008.

O primeiro desafio foi se re-erguer depois da derrota sofrida nas quartas-de-final para Juliana/Larissa. A dupla vinha apresentando um excelente ritmo de jogo até a carioca Renata torcer o pé em uma disputa na rede. Com a derrota era preciso vencer a repescagem para voltar a disputar o final four, e elas tiveram pela frente nada menos que a melhor dupla da China.

Apesar do placar de 2x0 , o jogo contra Tia Jia e Wang foi bem apertado. Com a dificuldade de Renata em jogar, por conta das dores, as brasileiras optaram em fazer um jogo de risco com Talita virando a maioria das bolas de segunda. A estratégia que não tinha funcionado no dia anterior, contra Juliana e Larissa, foi decisiva para a classificação a semifinal com parciais de 21-19 e 21-17.

Já na semifinal Renata conseguiu jogar melhor. “Elas começaram sacando na Renata, por conta do pé dela, mas como ela estava virando bem a bola chegaram a forçar o jogo em mim”, disse Talita após a vitória que definiu com um “jogão”. E não é pra menos. Apesar de terem ficado a maior parte do primeiro set na frente do placar (só estiveram atrás no 9-8) as vencedoras precisaram manter a calma para conseguir fechar em 25-23. No set seguinte a alternância no placar foi maior. Ana Paula e Shelda chegaram a abrir vantagem de 13-10, mas Renata/Talita viraram o jogo e colocaram três pontos de diferença (17-14). Mesmo assim elas deixaram as adversárias encostarem, mas no final vitória por 22 a 20.

Como previu o técnico Abel Martins antes do jogo, para Talita o contra-ataque foi decisivo. “Viramos todas as bolas que não conseguimos nos jogos contra elas no Brasil.”, comentou a jogadora que credita ainda a vitória a superação de sua parceira. Agora elas enfrentam novamente Juliana e Larissa, dessa vez valendo o título da etapa. No jogo que acontece na quadra central do complexo armado na Praia de Glenelg, a 01:15 da madruga de sábado para domingo (horário de Brasília), Renata e Talita esperam conseguir a vitória que escapou na sexta. Para isso a sul-matrogrossense avisa: “Vamos pra cima delas”.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Novo duelo caseiro, agora na semifinal

Mais uma vez Renata e Talita terão pela frente outra dupla brasileira. Depois de terem perdido as quartas-de-final para Juliana/Larissa, as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro terão agora pela frente Ana Paula e Shelda.

A classificação a semifinal veio em um jogo de superação para Renata. Depois de ter se machucado ontem em uma disputa de bola na rede com Juliana a carioca voltou a sentir o tornozelo na final da repescagem, mas mesmo assim a vitória veio em 37 minutos com parciais de 21-19 e 21-17 sobre as chinesas Tian Jia/Wang. No fim da partida a jogadora comemorava: “Meu pé está doendo, mas valeu a pena!”. Com a classificação ao final four Renata/Talita já garantiram no mínimo mais 20 pontos no ranking que define as duplas que irão representar o Brasil em Pequim.

Mas empolgadas elas querem mais. Chegar a final garantiria mais pontos no ranking olímpico e de quebra colocariam Ana e Shelda, adversárias pela vaga nos Jogos Olímpicos, com um resultado inferior. Para isso elas terão que quebrar uma incomoda invencibilidade das adversárias nessa temporada: nas duas vezes em que se enfrentaram esse ano, pelo circuito nacional, as veteranas venceram por 2x0. Para o técnico Abel Martins a chave da vitória está nos detalhes: “Em um jogo de alto nível como esse quem errar menos ganha, por isso precisamos caprichar nos contra-ataques”.

Tira-teima vale vaga na semifinal

Renata e Talita conheceram agora a pouco as suas adversária na luta pela vaga na semifinal. As chinesas Tian Jia e Wang, que haviam caído a repescagem com a derrota para Goller/Ludwig na terceira rodada, venceram o confronto caseiro e avançaram a decisão da repescagem.

A vitória frente as compatriotas Chen Xue e Xi Zhang durou 37 minutos. Com parciais de 21-16 e 21-18 as cabeças-de-chave número dois do torneio se classificaram para enfrentar as brasileiras. Para Talita Antunes, os fatos das chinesas não estarem tendo bons resultados pode ser decisivo para levar a vantagem no histórico do confronto: “Elas não estão jogando o melhor delas, temos que saber aproveitar isso”.

Essa será a nona vez que as duplas se enfrentam, com quatro vitórias para cada lado. Na temporada anterior elas se enfrentaram por duas vezes nas quartas-de-final das duas primeiras etapas do Circuito Mundial, e mais uma vez houve equilíbrio de uma vitória para cada parceria. Mas, em Singapura, depois da derrota nas quartas Renata/Talita devolveram o placar de 2x0 na conquista da medalha de ouro.

Expectativa e preocupação para a seqüência dos jogos

Quando acordarem para o penúltimo dia de disputa da etapa da Austrália do Circuito Mundial Renata e Talita acreditam ter uma idéia de como será o jogo que vale vaga na semifinal.

Mas a primeira preocupação da dupla será com o estado de Renata. A jogadora que ontem sofreu uma entorse de tornozelo em uma disputa de bola com Juliana na rede espera estar em melhores condições para o jogo contra as chinesas. “No jogo de ontem tive medo de piorar a lesão e por isso não estava conseguindo saltar muito. Depois do atendimento dos médicos tinha melhorado, mas com o corpo frio voltei a sentir um pouco”, disse a jogadora que acredita que a dor não a impeça de jogar a final na repescagem.

A dupla deve seguir cedo para a arena montada na Praia de Glenelg, em Adelaide, para acompanhar a definição de suas adversárias. As nove da manhã no horário local, 19:30 de Brasília, as chinesas Tia Jia/Wang e Xue/Zhang Xi se enfrentam para decidir quem avança ao jogo contra as brasileiras. Para o técnico Abel Martins o resultado do último jogo de ontem foi atípico, em função da lesão da carioca, e confiante acredita que sua dupla possa retomar o caminho as finais. “Ontem tínhamos ganhado bem o primeiro set e estávamos ganhando o segundo de 16 a 14 quando aconteceu. Lógico que ficamos todos apreensivos com o grito da Renata. Quando voltamos ao jogo nada mais deu certo”.

Virada coloca Renata/Talita na repescagem

O primeiro set da partida parecia indicar que Renata e Talita manteriam a invencibilidade e se classificariam à semifinal, mas as campeãs mundiais conseguiram a virada e empurraram suas oponentes a repescagem.

Chegando ao jogo com um retrospecto de três vitórias sem perder um único set as vice-líderes do ranking brasileiro entraram bem no jogo e dominando o placar fecharam o primeiro set por 21 a 10. Mas, Juliana e Larissa conseguiram mais uma virada, como no jogo anterior contra as alemãs Pohl/Rau, e venceram o jogo com 21-16 e 15-08 em pouco mais de uma hora.

Com o resultado as campeãs pan-americanas garantiram a vaga na semifinal. Já Renata e Talita caíram para a repescagem e esperam os primeiros jogos dessa sexta a noite para conhecer as adversárias na final da chave dos perdedores.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Vitória mantêm invencibilidade de Renata e Talita

Três jogos e três vitórias sem perder um set sequer. É com esse retrospecto que Renata e Talita avançam as quartas-de-final da primeira etapa do Circuito Mundial em 2008.

Depois de estrearem com duas vitórias fáceis na noite de ontem as vice-líderes do ranking brasileiro voltaram a ganhar por 2x0 no primeiro jogo do segundo dia de competição. Mas dessa vez ao menos o primeiro set foi mais apertado. Após uma vitória por 22-20 as brasileiras impuseram seu ritmo de jogo e não tiveram maiores dificuldades em confirmar a primeira vitória na carreira frente as americanas Branagh/Youngs com 21-14.

O jogo que quebrou a invencibilidade das americanas no histórico do confronto ainda valeu a classificação de Renata e Talita a quarta rodada do torneio. O próximo desafio será quebrar mais uma invencibilidade, mas dessa vez apenas na temporada. Nas duas vezes em que enfrentaram Juliana/Larissa esse ano, nas finais do circuito brasileiro em Xangri-lá (RS) e Florianópolis (SC), a vitória ficou com as adversárias.

Confiança para o segundo dia de disputa na Austrália

Depois de uma estréia com duas vitórias a dupla Renata e Talita volta as quadras da arena montada na Praia de Glenelg hoje para tentar avançar na competição. No primeiro dia disputa elas saíram invictas, sem perder um set, e por isso a confiança da dupla é grande para novas vitórias na Austrália.

“Jogamos muito bem. Concentradas, determinadas e, o mais importante de tudo, relaxadas. Deixamos a pressão de lado e nos divertimos”, analisou a carioca Renata que junto com sua parceira Talita vinha de dois resultados abaixo do esperado no circuito brasileiro. As vitórias frente duplas da Itália e China motivaram as brasileiras que terão no primeiro jogo de hoje o desafio de vencer pela primeira vez Branagh/Youngs. “Será um grande desafio já que a gente nunca ganhou desse time dos Estados Unidos. Vamos assistir uns vídeos delas e fazer o nosso melhor”, analisou a capitã do time que aposta que se repetirem as boas atuações do primeiro dia sua dupla sairá com a vitória e a vaga nas quartas-de-final.

A programação do dia em Adelaide começa as oito da manhã (seis e meia da tarde de Brasília) com os jogos da repescagem. Renata e Talita entram em quadra por volta das 10:30 (21:00 no Brasil).

Duas vitórias no primeiro dia colocam americanas pela frente

O primeiro dia da etapa da Austrália do Circuito Mundial não poderia ter sido melhor para a dupla Renata/Talita. Com duas vitórias, sem perder um set sequer, elas se classificaram a terceira rodada da competição.

Depois da vitória frente as italianas Gattelli/Perrotta com parciais de 21-13 e 21-14, as atuais vice-líderes do ranking olímpico brasileiro voltaram as areias da Paria de Glenelg para o desafio frente as chinesas Lu Wang e Man Zuo. Impondo seu ritmo de jogo as brasileiras precisaram de pouco mais de meia hora para devolver a derrota do confronto na etapa polonesa do ano passado com um 2 sets a 0 (21-12/21-17).

Com a vitória Renata e Talita se classificaram a enfrentar as americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs, que derrotaram as irmãs Maria Clara e Carol na segunda rodada. E mais uma vez elas terão que superar um histórico desfavorável para continuar na chave dos vencedores. As duas duplas já se enfrentaram duas vezes e foram duas vitórias por 2x0 a favor das norte-americanas. Mas no inicio desse ano Branagh sofreu sua primeira derrota para as brasileiras. Jogando ao lado de May ela foi derrotada no desafio das rainhas, que consagrou Talita como a vitoriosa do evento.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Renata e Talita estréiam com vitória

Como esperado Renata e Talita começaram a disputa da etapa australiana do Circuito Mundial com uma vitória.

Elas mantiveram a invencibilidade contra as italianas Daniela Gattelli e Lucilla Perrotta e se classificaram a segunda rodada. Jogando na quadra externa do complexo montado na Praia de Glenelg, em Adelaide – Austrália, as brasileiras precisaram de 37 minutos para derrotar as adversárias. Com 21-13 e 21-14 como parciais o jogo confirmou o favoritismo das cabeças-de-chave número cinco da competição.

Agora elas enfrentam as chinesas Lu Wang e Ma Zuo. Na única vez em que as duplas se enfrentaram melhor para as asiáticas. Em jogo válido pelo torneio da Polônia, no ano anterior, vitória com as parciais de 16-21, 21-18 e 15-11.

Recomeça a busca pela vaga em Pequim

Chegar a capital da China para disputar os Jogos Olímpicos é o grande objetivo da dupla Renata/Talita para essa temporada. Para confirmar a vaga olímpica, atualmente a dupla ocupa a segunda colocação do ranking olímpico brasileiro, as duas precisam apenas repetir os bons resultados alcançados no ano passado.

Ainda restam onze torneios que contam ponto para a classificação a Pequim e hoje a noite as atletas estréiam no primeiro deles: a etapa australiana do Circuito Mundial. Sem se preocupar com a pressão pela disputa da vaga nos Jogos a atual Rainha da Praia Talita Antunes acredita em um bom resultado na estréia. “A pressão por disputar a vaga com grandes jogadoras como Shelda e Sandra não nos incomoda. Estamos convivendo com isso desde o ano passado”, afirmou a jogadora que completa ainda que toda a preparação de sua equipe foi feita voltada para o Circuito Mundial.

Para começar o ano bem, como na primeira etapa do ano passado quando conquistaram um pódio, as jogadoras terão pela frente grandes desafios. A estréia no torneio australiano será contra velhas conhecidas. Renata e Talita já enfrentaram cinco vezes as italianas Daniela Gattelli e Lucilla Perotta e esperam continuar invictas no confronto para avançar a segunda rodada. Caso confirme a vitória as brasileiras pegarão as vencedoras do jogo entre as holandesas Kadjick/Mooren e as chinesas Wang/Zuo.

terça-feira, 25 de março de 2008

Viagem longa, fuso e vento... os primeiros adversários

Nem entraram em quadra para o primeiro jogo da etapa australiana do circuito mundial e Renata e Talita já tiveram pela frente adversários.

A longa viagem de 31 horas foi apenas o primeiro dos desafios das jogadoras, que ainda tem que se adaptar as 13 horas e meia de fuso horário. O maior adversário mesmo acabou sendo o forte vento que atrapalhou um pouco o treino com bola marcado para ontem. Com a dificuldade pela condições climáticas as jogadoras aproveitaram o resto do dia para melhorar o condicionamento físico em uma academia local.

Na véspera da estréia do primeiro torneio do ano que vale pontos para o ranking olímpico o técnico Abel Martins conseguiu um espaço no centro de treinamento local. “Lá venta menos e esperamos conseguir treinar melhor com bola”, explicou. Depois a equipe segue ao congresso técnico da competição para conhecer a tabela dos jogos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Renata e Talita já estão na Austrália

A dupla Renata/Talita já chegou em Adelaide – Austrália – para a disputa da primeira etapa do Circuito Mundial em 2008. Ocupando a 2ª colocação do ranking olímpico brasileiro com 3.940 pontos elas estão focadas na competição que é classificatória para os jogos de Pequim.

Para o técnico Abel Martins, apesar dos últimos dois resultados no circuito nacional as meninas têm condições de fazer uma boa estréia: “Ano passado a dupla teve um desempenho semelhante no circuito nacional e depois melhorou no mundial. As conquistas não foram fáceis”.

Segundo Renata Ribeiro, a equipe está direcionando todas as forças para a classificação olímpica e pretende alcançar todos os pódios do circuito. “O nosso objetivo é colocar em prática o que fazemos nos treinamentos. Se conseguirmos isso, com certeza alcançaremos a tão sonhada vaga olímpica”, comenta Renata.