quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jogadoras comentam a escolha do Rio como finalista para Olimpíada de 2016

Elas sonham em disputar a sua primeira Olimpíada em Pequim, esse ano, mas Renata e Talita vibraram com a escolha do COI sobre as finalistas para sediar os Jogos de 2016. As jogadoras que treinam na cidade do Rio de Janeiro ficaram felizes com a inclusão da cidade entre as quatro finalistas, ao lado de Madrid, Tóquio e Chicago.

A dupla que esse ano esteve em três cidades que já receberam uma edição de Jogos Olímpicos – Atenas, Barcelona e Seul – sabem da importância da competição e do quanto sediar uma edição significa para a cidade. A infra-estrutura montada para os Jogos foi visitada nessas escalas do tour mundial do time, e Renata e Talita puderam observar de perto o incremento da formação esportiva depois que a Olimpíada passou pelas cidades.

Com chances de se classificar pela primeira vez para uma edição olímpica elas planejam até quem sabe encerrar a carreira na cidade. A carioca Renata lembra que o time foi montado visando as Olimpíadas de Pequim-08 e Londres-12, mas se empolga com a possibilidade de jogar na sua cidade natal. “Gostaria muito de encerrar a carreira jogando a Olimpíada em casa, pois acho que por conta da idade essa seria a última”, comentou a jogadora. Para Talita participar de uma edição no país seria especial. “Qual atleta brasileiro não gostaria de jogar uma Olimpíada, ainda mais com ela sendo no nosso país”, lembrou a jogadora do Mato Grosso do Sul sobre a importância para todo país da realização do evento.

Sobre as chances do Rio em conquistar o direito de sediar os Jogos Olímpicos as duas sabem que ainda há muita coisa a ser feita. Mas, confiante Renata acredita na capacidade de realização do país: “Acredito que o tempo é o necessário para transformar o Rio para receber o mundo inteiro”. A experiência na realização bem sucedida dos Jogos Pan-Americanos no ano passado é apontada por ambas como um ponto positivo à candidatura carioca. “O Rio tem que melhorar muita coisa, mas o Pan já ajudou”, completou Talita.

A escolha final da sede olímpica de 2016 acontece no dia 02 de outubro do ano que vem.