sábado, 29 de março de 2008

Reencontro na final

Superação! Essa certamente é a palavra que define o sábado de Renata e Talita em Adelaide (Austrália). As vice-líderes do ranking olímpico brasileiro tiveram que superar as adversárias e a lesão no pé de Renata para conquistar a vaga na decisão da primeira etapa do Circuito Mundial em 2008.

O primeiro desafio foi se re-erguer depois da derrota sofrida nas quartas-de-final para Juliana/Larissa. A dupla vinha apresentando um excelente ritmo de jogo até a carioca Renata torcer o pé em uma disputa na rede. Com a derrota era preciso vencer a repescagem para voltar a disputar o final four, e elas tiveram pela frente nada menos que a melhor dupla da China.

Apesar do placar de 2x0 , o jogo contra Tia Jia e Wang foi bem apertado. Com a dificuldade de Renata em jogar, por conta das dores, as brasileiras optaram em fazer um jogo de risco com Talita virando a maioria das bolas de segunda. A estratégia que não tinha funcionado no dia anterior, contra Juliana e Larissa, foi decisiva para a classificação a semifinal com parciais de 21-19 e 21-17.

Já na semifinal Renata conseguiu jogar melhor. “Elas começaram sacando na Renata, por conta do pé dela, mas como ela estava virando bem a bola chegaram a forçar o jogo em mim”, disse Talita após a vitória que definiu com um “jogão”. E não é pra menos. Apesar de terem ficado a maior parte do primeiro set na frente do placar (só estiveram atrás no 9-8) as vencedoras precisaram manter a calma para conseguir fechar em 25-23. No set seguinte a alternância no placar foi maior. Ana Paula e Shelda chegaram a abrir vantagem de 13-10, mas Renata/Talita viraram o jogo e colocaram três pontos de diferença (17-14). Mesmo assim elas deixaram as adversárias encostarem, mas no final vitória por 22 a 20.

Como previu o técnico Abel Martins antes do jogo, para Talita o contra-ataque foi decisivo. “Viramos todas as bolas que não conseguimos nos jogos contra elas no Brasil.”, comentou a jogadora que credita ainda a vitória a superação de sua parceira. Agora elas enfrentam novamente Juliana e Larissa, dessa vez valendo o título da etapa. No jogo que acontece na quadra central do complexo armado na Praia de Glenelg, a 01:15 da madruga de sábado para domingo (horário de Brasília), Renata e Talita esperam conseguir a vitória que escapou na sexta. Para isso a sul-matrogrossense avisa: “Vamos pra cima delas”.